Linhas de ônibus de Curitiba circulam com diesel renovável fornecido pela Vibra

Foto: Rodolfo Bührer / Vibra

Em linha com a estratégia da Vibra de investir em soluções que viabilizem a descarbonização de suas atividades e de seus clientes e parceiros, a cidade de Curitiba já circula com o Diesel R5 (diesel renovável) fornecido pela companhia e produzido pela Petrobras. A Vibra é a responsável pelo fornecimento de 120 mil litros do biocombustível para três linhas de ônibus operadas pela Auto Viação Redentor. Os veículos rodarão com o novo combustível por seis meses.

O objetivo do teste é avaliar impactos da introdução do diesel renovável em frotas de ônibus urbanos para desenvolvimento de aspectos de produção, logística, comercialização e distribuição, além dos impactos em desempenho e emissões dos veículos.
 

Além de suprir os ônibus com o novo combustível, a Vibra também arcará com a medição on board nos veículos, análises físicoquímicas, locação de dois skids e tanque para armazenagem e com a operação de transferência rodoviária entre a Refinaria Getúlio Vargas e a base em Araucária, onde o diesel ficará armazenado. O custo total para a execução de todas essas etapas é de R$ 1,2 milhão.
 

O novo Diesel R5 é produzido na Refinaria Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, a partir do coprocessamento de óleos vegetais ou gordura animal com óleo diesel de petróleo. O combustível sai misturado da refinaria com 95% de diesel mineral e 5 % de diesel renovável, também chamado de diesel verde ou HVO. A Vibra faz a adição obrigatória de 10% de biodiesel éster e entrega o produto final ao cliente com 15% de conteúdo renovável. Estudos preliminares apontam que o diesel renovável reduz cerca de 70% das emissões de gases de efeito estufa em comparação ao diesel mineral (derivado do petróleo).
 

“Esta é mais uma iniciativa que comprova nosso empenho em liderar a transição energética no Brasil, nesta jornada rumo à economia de baixo carbono. Nessa nova agenda estratégica da empresa, vamos não somente investir nas novas matrizes energéticas, mas continuar evoluindo nosso portfólio de produtos atuais, buscando sempre os melhores benefícios para nossos consumidores, revendedores, clientes e parceiros”, afirma Bernardo Kos Winik, Diretor Vice-Presidente Executivo de Comercial B2B.
 

Como o volume de diesel produzido será superior ao necessário para os testes, a Vibra poderá realizar projetos-piloto com outros clientes do segmento corporativo. Além disso, terá direito a veicular sua marca nos ônibus da Viação Redentor enquanto durarem os testes em Curitiba. Também participam do projeto a Petrobras
e a Mercedez-Benz.

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