Contraktor apresenta ferramenta de análise de contratos com IA no Web Summit

A Contraktor, startup especializada em digitalização de documentos, apresenta ao público durante o Web Summit,que acontece no Rio de Janeiro, seu novo produto: o CK Reader. A ferramenta é capaz de analisar centenas de documentos de uma vez por meio da aplicação de Inteligência Artificial, denominada como Inteligência Contratual. A solução gera economia de tempo e custo ao extrair informações para detectar de forma automática, se há, por exemplo, ausência de cláusulas ou falta de padrão nos contratos. 

Com a  expectativa de que o novo produto contribua para dobrar a receita da startup, chegando a R$10 milhões até o fechamento de 2024, a ferramenta obteve sucesso em seus testes iniciais. Em projeto-piloto, foi possível comprovar que uma revisão de contrato realizada por um profissional duraria em torno de 30 minutos, dependendo de sua complexidade, já com o CK Reader, esse tempo cai para apenas 3 minutos. Ou seja, o tempo de revisão de um documento é dez vezes menor quando feita pelo sistema, em comparação com o trabalho de um profissional. Além disso, o nível de acurácia é de 97%. 

“A probabilidade de falha humana é maior que a da inteligência artificial, especialmente no caso desse tipo de atividade, que é cansativa, estressante e toma muito tempo dos colaboradores”, afirma Henrique Flôres, cofundador e gerente de produto da Contraktor. 

Em uma prática comum no mercado, Flôres explica que empresas faziam mutirões para análise de contratos, alocando vários colaboradores em um período expressivo de tempo para dar conta das demandas. “Era preciso uma equipe inteira para conseguir analisar 300 documentos em uma semana, coisa que o CK Reader pode fazer em poucos minutos, deixando os profissionais disponíveis para outras tarefas que não podem ser automatizadas”, explica o executivo.

Além disso, ele também destaca que a organização da “papelada” também pode representar desperdício de dinheiro para as empresas. Uma estimativa do International Association for Contract and Commercial Management (IACCM) aponta que cerca de 10% da receita anual das organizações é perdida por conta da má gestão de fluxo documental. Um outro estudo da Bain & Company, Inc., chamado “Prescription for Cutting Costs”, estima que a margem de perda financeira varia de 6% a 25%. 

Em relação à concorrência, o produto chega para inovar em rapidez, acuracidade e economia para as instituições que precisam otimizar suas operações contratuais. Idealizada para atender todo tipo de empresa que precise lidar com grande volume de contratos no dia a dia, inclusive as de pequeno e médio porte, a solução propõe trazer mais eficiência especialmente às áreas de compliance e auditoria. “Inicialmente, esperamos atingir os segmentos de varejo, agronegócios, construção e incorporação, bancos e financeiras. Mas essa ‘inteligência contratual’ pode beneficiar empresas de todos os setores”, afirma Flôres. 

Compartilhar