Grupo Boticário conquista ISO de Inovação

Chancela garante boas práticas de governança e reafirma o comprometimento da companhia em fomentar a inovação no ecossistema de beleza

Com o propósito de criar oportunidades para transformar o mundo por meio da beleza, a conquista da certificação ISO de Inovação no mercado de beleza alça o Grupo Boticário a um novo patamar. O resultado é reflexo de uma estratégia consistente que alia tecnologia ao modelo de negócio com uma maior eficiência operacional, otimização de recursos e, a partir da melhor e mais avançada metodologia disponível no mundo, garante uma maior capacidade em oferecer produtos e serviços com soluções inovadoras.

A certificação ISO 56002, específica para sistemas de gestão de inovação, destaca a capacidade da companhia em desenvolver e implementar, de maneira eficaz, processos inovadores em seu ciclo de negócios. “Isso não apenas valida a dedicação à melhoria contínua, principalmente, sob o aspecto do lançamento de novos produtos, mas também para as soluções desenvolvidas, destacando o incansável trabalho de equipes multidisciplinares e, sobretudo, de P&D, consolidando a posição da empresa como referência e vanguardista do setor de beleza”, afirma Gustavo Dieamant, diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário.

Depois de 12 meses de adequações para a obtenção da certificação e, por meio de parceria com a PALAS, a metodologia de gestão foi colocada em prática. Além da conquista, como resultado do projeto, foi desenvolvido durante a busca da chancela, um manual de inovação que garante as boas práticas da ISO sob a temática inovação. O material facilita a gestão do conhecimento dentro da companhia, sendo uma espécie de guia, garantindo a criação de um banco de dados em prol da governança e de novas inovações.

Para Alexandre Pierro, sócio fundador da PALAS, conduzir este projeto no Grupo foi motivo de extrema satisfação. “O mercado brasileiro ainda precisa amadurecer muito em termos de inovação. Por isso, poder certificar mais uma empresa nessa metodologia nos enche de orgulho, principalmente com a dedicação do time do Grupo Boticário que se empenhou constantemente em não apenas levar a ISO de Inovação em seus processos, como também em assegurá-la a longo prazo para a conquista constante de resultados cada vez melhores”, pontua.

Dieamant revela que a obtenção da certificação ISO 56002 possibilita à companhia não apenas uma posição de destaque em uma liderança visionária no cenário da beleza brasileira, mas também estabelece um novo padrão de excelência para o mercado, solidificando sua posição como uma marca inovadora e confiável. “Quando afirmamos que os consumidores ocupam posição central em nosso modelo de negócio, isso significa que percorremos uma intensa e contínua jornada na busca por oferecer o que há de mais inovador e de excelência para nossos clientes, gerando valor e impacto positivo para todo o ecossistema de beleza. Gosto de reforçar que a inovação e tecnologia podem e devem oferecer novas possibilidades, criando um patamar de excelência e qualidade. Por isso, nestes mais de 12 anos de atuação no Grupo, onde pude passar por diversos setores, áreas e participar dessa etapa, conquistar a chancela da ISO representa um momento especial e de reconhecimento da seriedade do trabalho que realizamos”, afirma o executivo.

O projeto prevê, ainda, o desenvolvimento de horizontes de inovações, os chamados H2 e H3, que envolvem investimentos mais arriscados, novos mercados e, até mesmo, o desenvolvimento de hipóteses que permitam o descobrimento de novas soluções disruptivas. Esse é o caso do Batom Inteligente, desenvolvido em parceria com o CESAR e com a startup Neurobots, que usa inteligência artificial para promover inclusão.

Compartilhar