Sinqia e Sensedia oferecem a primeira solução que simplifica implementação do Open Banking no Brasil

Ainda que em seus primeiros passos no Brasil, é certo que o conceito de Open Finance definirá os rumos do sistema financeiro daqui para frente e a Sinqia (SQIA3), principal provedora de tecnologia e inovação para o setor financeiro no Brasil, sabe disso. Comprometida em apoiar as empresas nesse processo de descoberta e adaptação ao  novo cenário, a companhia se une a Sensedia, líder em API Management e Integrações na América Latina, para oferecer ao mercado o Open Finance Platform, primeira solução integrada e simplificada para implementação do Open Finance nas instituições financeiras do País.  

De acordo com o diretor de Inovação da Sinqia, Leo Monte, os players de diversos segmentos – serviços financeiros, bancos, financeiras, fintechs, varejistas e seguradoras – poderão contar com uma plataforma conectada, que permitirá o acesso a toda a estrutura necessária para acompanhar as fases que compõem o Open Banking.

“A parceria possibilitará que todo o mercado financeiro tenha uma adaptação muito mais holística ao novo conceito, que prevê o compartilhamento de dados e informações financeiras entre instituições financeiras. Essa parceria entre Sinqia e Sensedia vai proporcionar ao mercado toda a parte de infraestrutura tecnológica para a consolidação do Open Finance no Brasil”, destaca. 

Por meio da cooperação técnica, a Sensedia oferecerá a plataforma de gerenciamento de APIs e Open Banking SandBox para a adaptação ao Open Banking, com segurança, escalabilidade e governança. Já a Sinqia, oferecerá todas as ferramentas de backend e sistemas internos, ou seja, todo o conjunto de conectores para os principais sistemas de backoffice. Todo o ecossistema integrado é automaticamente conectado ao Bacen, a instituição participante e ao portal para o desenvolvedor. 

O mercado financeiro vem sendo transformado por meio de iniciativas como Open Banking, que em sua evolução será chamado de Open Finance pelo Banco Central, e essas iniciativas só são possíveis através das APIs. Isso exige um novo olhar sobre o desenvolvimento e o consumo de APIs. Ao adotar esse modelo é possível repensar as estratégias de negócios. Na prática, as APIs são uma espécie de “cola digital” entre duas pontas: ou seja, ela consegue trazer a informação de um sistema de uma maneira eficiente e padronizada, permitindo a comunicação com outros sistemas parceiros que exijam agilidade e rapidez na integração. 

Segundo Marcilio Oliveira, Founder & CGO da Sensedia, “essa solução conjunta com a Sinqia  leva ao mercado uma oferta especializada  para apoiar entidades financeiras a se adequarem ao Open Banking. Mas mais do que isso, a iniciativa não está apenas na integração de dados, e sim nas possibilidades estratégicas e de inovação que a mudança irá trazer. Essas mudanças serão fundamentais para as instituições quando o Open Finance estiver mais maduro – a primeira etapa começou em fevereiro de 2021 e até o fim deste ano as outras três serão concluídas”, afirma.

Além de todas as ferramentas conjuntas, a parceria comercial também inclui o Open Finance Playbook, uma espécie de guia com um conjunto de serviços, que atendem desde a estratégia até a operação da plataforma digital. “Para o futuro do Open Finance, sabemos que a cooperação é um marco importante e que fará com que instituições e consumidores aproveitem os benefícios do novo conceito com mais facilidade, o que certamente, irá fortalecer também a inovação no sistema financeiro brasileiro”, finaliza Leo Monte. 

Compartilhar