Primeiro complexo privado de inovação do Vale do Pinhão é apresentado no Smart City Curitiba

Imagens do projeto preliminar do Verse360

As incorporadoras AGL e HIEX apresentaram, nesta quarta-feira (20), no Smart City Curitiba 2024, o projeto do Verse360, primeiro empreendimento privado do Vale do Pinhão voltado à transformação do bairro Rebouças em pólo industrial de inovação da capital paranaense.

A convite do prefeito, Rafael Greca, o projeto do empreendimento, que terá 14 mil m² e 12 pavimentos, foi revelado ao público no evento que é a versão brasileira do maior encontro de cidades inteligentes do mundo, na mesma semana em que a Prefeitura de Curitiba inaugurou o Pinhão HUB e o Governo do Paraná anunciou a criação da Fábrica das Ideias.

A construção do complexo de inovação será possível em função das mudanças no uso do solo do bairro, a partir da nova Lei de Zoneamento de Curitiba. O Rebouças passou de antigo distrito industrial para uma área de uso misto. “O Rebouças é o bairro da ferrovia, que, em 1943, virou o bairro industrial de Curitiba e, em 65, perdeu a função, quando o saudoso prefeito Jaime Lerner fundou a Cidade Industrial. O Rebouças é um conjunto de prédios vazios e um ativo urbano a ser ocupado. Não é por acaso que estamos na antiga fábrica de farinha da família Fontana, que depois foi fábrica de erva mate e agora é o Pinhão HUB. O governador lança hoje a ideia de transformar a velha fábrica da cervejaria Glória, que depois foi Brahma, na Fábrica das Ideias, que será uma incubadora para gente que virá de todo o interior do Paraná para estudar, aprender e viver como os millenials gostam: perto de seus empregos”, disse Greca.

O prefeito comemorou o investimento pioneiro das incorporadoras e o projeto vanguardista do empreendimento. “Renovar o bairro Rebouças com um projeto da qualidade do Verse360, que tem a assinatura do Dr. Piquet, que é um dos mentores do bairro @22 de Barcelona e nosso querido amigo, é uma ocasião de criar inovação e renovação na nossa amada Curitiba. Com isso, nós avançamos em direção ao futuro”, completou.

A inspiração para o Verse360 vem do distrito 22@ de Barcelona, celeiro de inovação da capital catalã, onde estão as sedes de gigantes da tecnologia como Amazon e T-Systems. No pólo de inovação europeu trabalham cerca de 90 mil pessoas, atualmente. O projeto do empreendimento da AGL e HIEX será desenvolvido por meio de um conselho estratégico que tem, entre os membros, o ex-CEO do distrito 22@, Josep Piqué, doutor em Ecossistemas de Inovação. “Estou em Curitiba para acompanhar o projeto do Verse360, que é um universo de inovação que vai somar talento e tecnologia. O projeto vai incorporar toda a experiência de Barcelona aqui no Vale do Pinhão. Será um epicentro de inovação, onde as pessoas vão trabalhar e interagir para criar um futuro próspero”, declarou.

Também integrante do conselho estratégico do Verse360, o fundador da Global Business Innovation Intelligence, Carlos Olsen, participou da apresentação e falou sobre a história do distrito @22. “Esse empreendimento privado está trazendo a oportunidade de transferirmos uma experiência que já foi vivenciada em Barcelona para a cidade de Curitiba. O 22@ está situado em uma região que, assim como o bairro Rebouças, foi uma área industrial que teve momentos de glória, mas que, com os anos, ficou extremamente degradada. A prefeitura de Barcelona decidiu dar um novo destino a essa área e o mesmo começa a acontecer em Curitiba. Estamos em um momento de profunda transformação, em que é importante que as cidades saibam revelar, desenvolver e atrair talentos. O @22 teve essa visão da  sociedade do conhecimento e está atraindo os maiores talentos da Europa. Isso é resultado da tríplice hélice, com governo, iniciativa privada e academia unidos na mesma visão da inclusão social, sustentabilidade e conhecimento”, afirmou.

O Verse360, que tem a assinatura Work, Live & Breathe, terá studios para moradia estudantil e executiva, espaços de negócios para startups e empresas ligadas à pesquisa e inovação; salas para aulas e eventos corporativos, auditórios e praça para apresentações artísticas e encontros culturais. Vai oferecer, ainda, uma rede de serviços. “A gente vai colocar isso de pé e há muito trabalho a ser feito. O Verse360 vai muito além do posicionamento das nossas incorporadoras, assim como a mudança no Rebouças vai muito além da questão da nova demarcação urbana. O que quero, no futuro, é que a gente veja que o Verse360 é só uma pequena parte da transformação da região. A intenção é participar disso, gerar mais empregos, mais ideias, mais produtos, mais tecnologias, mais soluções. Esse é o grande propósito do projeto”, resumiu o sócio e diretor da AGL, Luiz Antoniutti. “É um presente que estamos preparando para Curitiba. Dentro dessa linha de desenvolvimento de um bairro muito próximo do Centro, o Verse360 vem para trazer uma nova perspectiva para o bairro e para a cidade”, complementou o diretor-presidente do Grupo RAC, do qual a HIEX Empreendimentos é parte, Ricardo Cansian.

Localizado no Rebouças, o Verse360 será construído no terreno em frente ao Pinhão HUB, espaço público de inovação da Prefeitura de Curitiba no Vale do Pinhão. “O bairro será transformado a partir do Pinhão HUB, da Fábrica de Ideias e desse novo empreendimento. A viabilidade desse projeto surgiu com a nova Lei de Zoneamento, como aconteceu em Barcelona. Através de uma mudança no uso do solo, hoje o 22@ tem mais de 90 mil empregos dentro desse distrito. Para transformar uma cidade inteligente é preciso ter visão de futuro. Assim como os telefones viraram plataformas e os carros estão se transformando em plataformas, a nossa proposta é que esse empreendimento, além de ser um hardware, de tijolo e cimento, seja uma grande plataforma de tecnologia, de consolidação e de conexão de talentos e um ecossistema como um todo, o que traduz esse conceito de vida em 360 graus”, conclui a consultora de Inovação e Transformação Digital, Cris Alessi, membro do conselho do Verse360, diretora de projetos da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná e ex-presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Compartilhar