Serpro assina convênio para modernizar sistema tributário municipal de Curitiba

O Serpro, a Prefeitura de Curitiba e o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) assinaram um convênio que prevê a modernização do sistema tributário da capital paranaense.

“A parceria proporcionará assessoria e consultoria em tecnologias semelhantes às que já são desenvolvidas pelo Serpro, no modelo fazendário, para o governo federal. Nós temos o Siafi, que é um sistema de referência para os municípios e para o estado, e essa tecnologia vai ser espelhada localmente, com desenvolvimento pelo ICI”, contou Alexandre Amorim, presidente do Serpro.

Segundo Amorim, o Instituto desenvolverá uma nova solução baseada na infraestrutura tecnológica do município, porém tomando como referência o Siafi. “É olhar para a prática do tributo federal e adaptar uma solução para o tributo municipal”, disse.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, afirmou que a assinatura do acordo é um momento de muito orgulho para a cidade. “Estamos recebendo o presidente do Serpro para que possamos aplicar aqui as ferramentas fiscais do governo federal, utilizando a inteligência artificial. Vai ser mais um fruto da inovação para Curitiba”, declarou.

Cooperação

O acordo prevê colaboração entre as partes para realizar pesquisas, levantamentos, exploração e provas de conceito focadas na definição de técnicas, algoritmos, modelos de dados e arquiteturas de soluções computacionais voltadas à melhoria, agilização e inovação nos sistemas informatizados de gestão tributária, fiscal, financeira e contábil no âmbito municipal. Prevê também a formação de base de conhecimento que suporte a análise e modelagem de tais novas soluções.

A parceria foi formalizada no gabinete do prefeito no Smart City Expo Curitiba 2024, evento realizado no Centro de Eventos Positivo. Assinaram o documento o prefeito Rafael Greca, o vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, e o presidente do Serpro, Alexandre Amorim.

Junto com o prefeito e o vice estavam o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Alexandre Jarschel de Oliveira, o presidente da Agência Curitiba e futuro secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Inteligência Artificial de Curitiba, Dario Paixão, o presidente do Instituto das Cidades Inteligentes, Maurício Pimentel, e o sócio-diretor do iCities, hub de negócios em cidades inteligentes, Roberto Marcelino.

Compartilhar