“Bem-vinda ao futuro, Curitiba”. Foi assim que o prefeito Gustavo Fruet apresentou o Ecoelétrico na sede da Prefeitura na manhã desta quinta-feira (05). O sistema de mobilidade elétrica, considerado o mais moderno do Brasil, é uma parceria do município com Itaipu Binacional, Aliança Renault-Nissan e CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel) de Portugal. Desenvolvido em quatro fases, de 2014 a 2020, a operação começa já com a Copa do Mundo.
Nesta primeira etapa, o projeto conta com cinco veículos Zoe, três Kangoo Z.E, dois Twizy e três miniônibus, repassados em comodato pela Itaipu Binacional e Aliança Renault Nissan à Prefeitura por dois anos. Com exceção dos ônibus, os demais veículos já estão a serviço da Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e Instituto Curitiba de Turismo. A intenção é validar a utilização dos veículos elétricos de forma compartilhada.
Na primeira fase, serão instalados 10 eletropostos. Para monitorar o desempenho da frota, um Centro de Operações de Mobilidade foi construído pelo Instituto Curitiba de Informática e conta com sala de operação, sala de apoio e gestão e outra equipada para teleconferência. O Instituto estabeleceu termo de cooperação técnica com o CEIIA em outubro de 2013. Na ocasião, as organizações desenvolveram e testaram a interoperabilidade de seus sistemas para avaliar a aplicação na área de mobilidade urbana.
A partir de agora a frota está habilitada a operar dentro do sistema de gestão de mobilidade elétrica inteligente, chamado de Mobi.me. O sistema, desenvolvido pelo CEIIA, permite o monitoramento on-line com a atualização de indicadores de energia elétrica consumida, número de viagens e distâncias percorridas. É possível ainda realizar o cálculo dos gases de efeito estufa que, com o uso dos veículos elétricos, deixam de ser lançados na atmosfera, principalmente o CO².
Coordenadora do projeto Ecoelétrico em Curitiba, a vice-prefeita e secretária de Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, define: “É uma tecnologia nova e do futuro que está sendo implantada como projeto piloto, como parte do compromisso desta gestão em proporcionar mobilidade sustentável”.
Para o diretor-presidente do ICI, Luís Mário Luchetta, o piloto trará muitos benefícios para a cidade e o Instituto. “Curitiba sempre foi reconhecida por atuar na vanguarda em relação à mobilidade urbana e sustentabilidade. Este projeto reúne, além desses temas, inteligência e tecnologia da informação e comunicação, que são nossas especialidades”, comenta Luchetta, animado com a parceria com o CEIIA que tem abrangência nacional, e possibilitará mais uma frente de atuação do ICI.
O vice-presidente da Renault, Alan Tissier, classifica o Ecoelétrico como ambicioso, inovador e, principalmente, factível. Ele destacou a importância de Curitiba criar as condições para que essa ideia possa ser efetivada e transformada em um dos principais projetos de mobilidade do Brasil.
Margaret Groff, diretora financeira executiva de Itaipu, ressalta que “o projeto Ecoelétrico é bem mais que uma demonstração de uso dos veículos elétricos. Seu objetivo é o avanço na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para o usuário final. Por isso, são fundamentais os aspectos de integração e conectividade, que estão na essência do projeto de mobilidade elétrica inteligente”.
José Rui Felizardo, presidente do CEIIA, afirma que esse acordo de cooperação com o ICI, que na primeira fase será a implementação do Curitiba Ecoelétrico, “vai permitir, pela primeira vez, combinar a mobilidade física com a mobilidade de informação, assentadas em suportes energéticos de base sustentável, permitindo, assim, pela integração de todos os serviços de mobilidade de uma cidade, olhar a mobilidade como uma utility”.
O ICI também desenvolveu o site que apresenta todas as informações sobre o Projeto Ecoelétrico. Saiba mais em www.ecoelétrico.curitiba.pr.gov.br