Receita de comércio digital em fevereiro cresce 13% na América Latina, segundo Salesforce

A Salesforce constatou, por meio de dados de compras de fevereiro de mais de um bilhão de consumidores que usaram o Salesforce Commerce Cloud globalmente, que com menor poder de compra, os consumidores da América Latina fizeram mais pedidos, mas adquiriram um número inferior de itens por compra em relação ao mesmo período do ano passado. Mesmo com aumento nos preços, varejistas da região viram sua receita online crescer 13% no comparativo anual, enquanto a receita global registrou queda de 5% no período. Se compararmos com o mês de fevereiro de 2020, o crescimento da região latino-americana em 2021 foi muito maior, atingindo a marca de 212%.
 

O volume de pedidos de fevereiro subiu 5,6% ante o ano anterior na América Latina, enquanto o número de itens por pedido diminuiu 4,5%. No índice global, ambos indicadores foram negativos, apresentando queda de 11% e 1,3%, respectivamente. Já os preços para consumidores latinos subiram 8,5% em fevereiro, enquanto os preços globais aumentaram 4,4% de um ano para o outro.
 

Varejistas e consumidores estão lutando globalmente com preços mais altos à medida que problemas de mão de obra, estoque e entrega têm aumentado o custo dos produtos. “Os desafios que os consumidores enfrentaram durante o período das festas de final de ano, incluindo inflação e estoque baixo, não desapareceram após a virada do ano”, explica Rob Garf, Vice-Presidente e Gerente Geral de Varejo da Salesforce. “Enquanto o comércio digital continua a prevalecer, está claro que a inflação está afetando os gastos gerais do consumidor. Com esses ventos contrários persistentes, os varejistas devem investir em aprimorar experiências, unindo compras offline e online”.
 

Fevereiro em números:

  • Após um final de ano com crescimento modesto, as receitas de comércio digital em fevereiro cresceram 13% ano a ano na América Latina e diminuíram 5% no mesmo período globalmente.
     
  • O volume de pedidos de fevereiro subiu 5,6% ante o ano anterior na região, enquanto o número de itens por pedido diminuiu 4,5%. No índice global, ambos indicadores foram negativos, apresentando queda de 11% e 1,3%, respectivamente.
     
  • Os preços para consumidores latinos subiram 8,5% em fevereiro, enquanto os preços globais aumentaram 4,4% de um ano para o outro.
     
  • O estoque de produtos em fevereiro encolheu 5% na América Latina, alinhado ao indicador global, à medida que varejistas e consumidores continuaram a lidar com problemas da cadeia de suprimentos.
     
  • Categorias de produtos com o maior acréscimo no valor em fevereiro ao redor do mundo (ano a ano):
    • Móveis para casa (21,8%)
    • Eletrodomésticos (17,9%)
    • Jantar, arte e decoração (11%)
       
  • Categorias de produtos com o menor acréscimo no valor em fevereiro ao redor do mundo (ano a ano):
    • Calçados esportivos (1,3%)
    • Calçados (0,8%)
    • Eletrônicos e acessórios (0,5%)

Explore mais: Encontre mais informações no painel interativo, criado com tecnologia do Tableau, sobre o varejo no mês de fevereiro e leia reflexões sobre a recente temporada de festas de final de ano aqui.

Metodologia do Salesforce Shopping Index

O Salesforce Shopping Index revela a história de compras por meio da análise da atividade de mais de um bilhão de compradores em mais de 54 países com a tecnologia Commerce Cloud. Vários fatores são posteriormente aplicados para extrapolar projeções e dados reais para o setor de varejo em geral.

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