Programa de aceleração de startups do agronegócio conta com apoio da Sicredi para acelerar soluções de agtechs

Com o propósito de escalar startups e soluções digitais para resolver os distintos desafios do agronegócio, em 2019, a Venture Hub e a Embrapa criaram o programa de inovação aberta e aceleração TechStart Agro Digital. Há 5 anos, a vertical agro do TechStart se mostra eficaz e promissora, com mais de 80 agtechs tendo participado do processo.

O ciclo de 2023 conta com uma novidade: a participação da Sicredi como patrocinadora do programa. A instituição financeira oferece diversos recursos para que empreendedores e agricultores possam impulsionar seus projetos com segurança e tranquilidade, tais como consórcios, seguros, investimento, parceria na pecuária, conexões entre atores do ecossistema, dentre outros. 

Além de investir no programa, a Sicredi também participa das sessions do TechStart, levando seu time de especialistas, ao lado de outros mentores e representantes, para ajudar a impulsionar as startups com conteúdos de alto nível e feedbacks para elas. 

Desde o começo do ano, mais de 70 startups se inscreveram para participar da jornada de aceleração, estruturada em duas partes: Warm Up e Hardwork, respectivamente. Em cada etapa do processo é trabalhado com as participantes as principais áreas para uma startup crescer o seu negócio, priorizando os aspectos de tração, escala, desenvolvimento tecnológico e investimentos.

Do total das inscrições, 24 agtechs foram selecionadas para participar da primeira etapa do TechStart: Warm Up, que aconteceu entre abril e junho do ano. Ao longo dos 3 meses, as startups tiveram conteúdos sobre unit economics, business model canvas, funil de vendas, proposta de valor, entre outros. Nos encontros, além da organização do programa, atores do ecossistema como mentores, investidores e diretores também participaram das sessions, orientando os empreendedores, trazendo seus feedbacks e compartilhando suas experiências para que as startups possam escalar suas soluções. 

Ao final do Warm Up, as startups participam de um novo processo seletivo, desta vez, para escolher as agtechs de destaque para o Hardwork, uma etapa mais criteriosa e estruturada em 18 semanas. Na edição de 2023, 5 agtechs foram escolhidas, são elas:

Agroreceita: Plataforma inteligente para a emissão do receituário agronômico, focada em proporcionar mais segurança e agilidade na prescrição dos defensivos agrícolas.

Autoponia: Equipamento que digitaliza os dados do cultivo hidropônico com equipamentos online, monitoramento e controle de nutrição, conectando 24 horas o produtor e cultivo, reduzindo mão de obra e aumentando a produtividade.

Agronegociar: Ambiente digital no qual reúne compradores e vendedores para fazer negócios de produtos agrícolas.

Connecthings: Plataforma que auxilia fruticultores na defesa da planta, com tecnologia de rastreamento e defensivos, impactando na redução de custos de produção e nas perdas de frutas nos pomares.

Dronefy: Monitoramento e controle biológico de pragas por meio de tecnologia de ponta e conhecimento científico, que identifica a presença de pragas de forma precoce e eficiente, evitando maiores danos às plantações e prejuízos financeiros.

No momento, o Hardwork se encontra na metade da sua jornada e já abordou conteúdos sobre Startup Management e Product Development, através de workshops, pitches days com especialistas, sessions expositivas e conexões com atores do ecossistema de inovação. Nas próximas semanas, estratégias de marketing e vendas para tração, product market fit e estratégias para captar investimentos serão abordadas com as participantes. 

O encerramento do TechStart Agro Digital acontecerá por meio de um Demo Day aberto ao público, no qual as 5 startups irão apresentar a sua solução para empresas, investidores e potenciais parceiros, mostrando como elas resolvem as dores do agronegócio e quais são as vantagens dos seus produtos ou serviços. 

A Embrapa e Venture Hub já graduaram 28 startups ao longo das edições do TechStart Agro Digital, com boa parte delas recebendo investimento e outras estabelecendo parcerias e conexões com representantes do ecossistema de inovação!

O novo ciclo de aceleração e inovação aberta pretende continuar ajudando no desenvolvimento de projetos e soluções tecnológicas para o setor agropecuário, fomentando o cenário e possibilitando que empresas e instituições identifiquem os novos negócios como oportunidades de crescimento. 

A Venture Hub é uma aceleradora de startups e uma parceira de inovação para corporações, institutos de pesquisa e tecnologia e empresas dos mais diversos tamanhos, atuando nas seguintes verticais: Food, Agro, Logística e Saúde e Longevidade. Com as nossas metodologias ágeis, dinâmicas, eventos, ferramentas de inovação e parceiros de ecossistema, ajudamos as organizações a encontrarem soluções criativas e práticas para os seus maiores desafios, trazendo resultados reais e elevando o protagonismo do time interno.

Compartilhar