Pix completa um ano com balanço positivo e como o “queridinho” dos brasileiros

O Pix completou um ano de operação neste dia 16 de novembro e conquistou o coração dos brasileiros. Esse método de pagamento está presente no dia a dia para pagar contas e fazer transferências sem custo para qualquer banco. É prático e rápido. Só no mês de outubro, foram realizadas mais de 1,1 bilhão de transações via Pix, segundo dados do Banco Central.

Desde o lançamento do Pix, a forma com que a população brasileira realiza transferências e depósitos mudou radicalmente. O Pix tornou-se uma importante ferramenta para impulsionar a bancarização no país, com a inclusão de novos clientes para o sistema financeiro.

A Matera , empresa de desenvolvimento de tecnologia para serviços financeiros, fintechs e gestão de riscos, possui uma solução para o Pix que é utilizada por mais de 100 instituições – participantes diretos e indiretos do SPI (Sistema de Pagamentos Instantâneos). Além disso, Carlos Netto, CEO da Matera, é um dos idealizadores do Pix. “Tivemos um balanço positivo neste primeiro ano, que ultrapassou a expectativa inicial. O Pix é um orgulho nacional”, destaca.

A Matera auxiliou diversas empresas e fintechs a implantarem o Pix desde o ano passado. Além do benefício para a população em geral, o Pix também foi essencial para as empresas disponibilizarem mais uma forma de pagamento, principalmente nas lojas virtuais, o que facilita a compra e até mesmo agiliza a entrega do produto, pois o pagamento é instantâneo.

O Banco Central possui uma agenda do Pix e as próximas modalidades que entrarão em funcionamento são o Pix Saque e o Pix Troco, em 29 de novembro. Já para 2022, estão previstas a implantação do débito automático e o Pix Garantido, que irá permitir compras parceladas no Pix.

Compartilhar