John Deere desafia comunidade de startups do agro

A companhia busca novas soluções tecnológicas, com foco em experiência do cliente e no setor de cana

Fomentar a inovação aberta e estimular mentes criativas a encontrarem soluções que contribuam para o desenvolvimento de um agronegócio cada vez mais sustentável e inteligente. Com esses objetivos, a John Deere lançou, em parceria com a AgTech Garage, o Circuito de Inovação John Deere, com inscrições abertas até o dia 23 de maio. Mais de 35 startups já se cadastraram para participar do circuito, que será dividido em dois desafios: “Experiência do cliente” e “A Cana é Tech”. Para a empresa, que investe diariamente quatro milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento, é fundamental que os clientes tenham acesso a um ecossistema tecnológico que possa garantir que eles tenham ferramentas para uma gestão mais ágil e assertiva.

“Hoje, quando falamos de agronegócio, também nos referimos a Inteligência Artificial, Big Data, IoT, Machine Learning etc. Essas ferramentas se tornaram essenciais para que o Brasil consiga dar conta do desafio de alimentar o mundo. Por isso, a John Deere pensa e cria soluções que integram equipamentos, como tecnologia embarcada e conectividade, além de inovações em serviços de pós-vendas. Para encontrar essas tecnologias, estamos sempre em busca de mentes inovadoras que possam contribuir para a evolução e o desenvolvimento do setor”, comenta Rodrigo Bonato, diretor do Grupo de Soluções Inteligentes (ISG) da John Deere para América Latina.

Dez startups serão selecionadas para participar do circuito, cinco em cada desafio. São diversas oportunidades, caso o projeto seja escolhido, inclusive com possibilidade de contratação da solução ou de se tornar uma empresa de software conectada ao John Deere Operations Center. A companhia busca ideias inovadoras para a área de Experiência do Cliente, por meio de soluções de Integração de dados e Data Analytics, e para o segmento de cana, com tecnologias que agreguem aos processos de planejamento, monitoramento e controle das usinas.

“Somando a expectativa das startups e o engajamento do time John Deere no circuito de inovação, percebemos que estamos diante de um movimento muito importante para o agronegócio. A companhia, com todo o seu protagonismo histórico e abraçando a inovação aberta com startups de forma estratégica, sinaliza um caminho sem volta para a nova dinâmica da inovação no agro. Sem dúvida, cria um círculo virtuoso de alto impacto para o setor”, comenta José Tomé, CEO da Agtech Garage.

Desafio: A Cana é Tech

A John Deere procura entender e atender às necessidades de seus clientes, inclusive considerando questões específicas. No caso do Brasil, por exemplo, recentemente a empresa realizou seu maior investimento no País para desenvolver a colhedora CH950, que revolucionou o sistema de produção de cana. Ao colher duas linhas simultaneamente, ela consegue dobrar a produção horária de máquinas tradicionais, além de reduzir em 30% o consumo de combustível, 60% das perdas de cana totais e 28% dos tratores de transbordo, resultando em 22% menos do custo por tonelada, sem falar nos benefícios agronómicos com menos compactação e sustentável para o meio ambiente

Agora, a companhia busca soluções para acelerar a digitalização no segmento, com tecnologias voltadas para o consumo, análise e combinação/tratamento de dados, com o propósito de auxiliar nos processos de planejamento, monitoramento e controle das usinas, garantindo que os clientes da empresa tenham negócios mais sustentáveis, economicamente e ambientalmente. Os critérios de avaliação serão foco no produtor, melhor uso dos dados para ajudar na gestão e inovação.

Desafio: Experiência do cliente

Proporcionar a melhor experiência possível com as soluções para as atividades agrícolas, florestais e de construção é o grande objetivo da John Deere. Para isso, atualmente, a área de Experiência do Cliente da John Deere mapeia a satisfação de clientes finais de toda a América Latina. Para realizar esse mapeamento, a companhia conta com diferentes canais de pesquisa e satisfação, como atendimento via redes sociais e call center. Para geração de insights, são cruzadas as informações de experiência dos clientes com as performances dos concessionários.

Neste desafio, a companhia busca soluções para conectar todos os pontos de contatos existentes (pesquisa, redes sociais, formulários de site e call center) a um ambiente único que viabilize, além de um atendimento otimizado, a análise qualitativa do que é dito pelo cliente – usando IA, por exemplo – de forma assertiva, sem processo de tradução (apto para análise textual em português e espanhol). Com todas as informações em mãos, é feito o cruzamento de dados (quantitativos e qualitativos) com as bases de outras áreas da empresa e dos concessionários, para possíveis correlações de experiência do cliente, negócios e performance.

Todas as informações sobre os desafios e link para inscrições estão no site: http://www.agtechgarage.com/circuito-john-deere/

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