ENGIE recebe Selo Clima Paraná pelo quarto ano consecutivo

A ENGIE Brasil Energia, com suas Usinas Hidrelétricas Salto Osório e Salto Santiago, localizadas no Rio Iguaçu, conquistou o certificado Selo Clima Paraná na Categoria OURO. A premiação na categoria Ouro é entregue para a empresa que efetua a medição de suas emissões de gases de efeito estufa e submete seu Inventário de Emissões à verificação de uma terceira-parte independente, acreditada pelo Inmetro.

O Selo CLIMA PARANÁ incentiva as empresas paranaenses a reduzirem a “Pegada de Carbono”, para combater as Mudanças Climáticas e ampliar a competitividade no contexto de uma nova economia, de baixo carbono. Trata-se de iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), que ajuda ainda a preparar as empresas para desafios regulatórios, como o provável advento da precificação de carbono.

É o quarto ano em que a ENGIE consegue se manter no Selo Clima Paraná, nessa categoria OURO. “Este é mais um reconhecimento da nossa atuação em linha com o compromisso de liderar a transição energética no Brasil para uma economia baixo carbono. Mais do que expandir nossa geração renovável, seguimos com a nossa estratégia que prioriza as comunidades próximas dos locais onde atuamos, com iniciativas que favoreçam o seu desenvolvimento socioeconômico” comenta Luciana Nabarrete, diretora administrativa da ENGIE Brasil Energia.

A ENGIE atua no Paraná por meio da Usina Hidrelétrica Salto Osório, no município de São Jorge d’Oeste, e da Usina Hidrelétrica Salto Santiago, no município de Saudade do Iguaçu, ambas localizadas no rio Iguaçu. Além das Usinas Hidrelétricas, temos o Sistema de Transmissão Gralha Azul entrando em operação, que inclui 10 subestações (cinco novas e cinco a serem ampliadas) e 15 linhas de transmissão, atravessando 27 municípios paranaenses e totalizando 1.001,05 km de extensão.

“A aferição das emissões nas nossas Usinas no Paraná reforça nosso compromisso com as comunidades. O Selo Clima, que o estado do Paraná emite, é um reconhecimento para as empresas que buscam controlar e reduzir as emissões de GEE e é um estímulo para mais empresas se somarem e assumirem o compromisso de ter atividades cada vez mais sustentáveis” comenta Diego Seminara, Gerente da Regional do Rio Iguaçu da ENGIE.

A empresa mantém no estado o Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu, onde apoia a comunidade com projetos socioculturais. Destaca-se ainda projetos com foco na proteção da biodiversidade, em especial, à preservação da ictiofauna endêmica do rio Iguaçu, a produção de mudas no horto ambiental da Usina Salto Osório e também a proteção e preservação de nascentes na região.

Também no Paraná, a fim de promover a conservação da araucária, espécie nativa presente na área de implantação do Sistema de Transmissão Gralha Azul, a ENGIE Brasil Energia firmou parceria com a Embrapa Florestas tendo como foco o fortalecimento do banco de sementes (germoplasma) de araucária mantido pela Embrapa, que se somará à criação de uma rede de referência no tema, envolvendo famílias de produtores rurais. A empresa também mantém o projeto de proteção de nascentes, que já preservou mais de 2 mil nascentes nas propriedades rurais da região.

Compartilhar