Desafio Paraná prepara futuros jovens empreendedores com projeto inovador

O despertar para o empreendedorismo e para a inovação pode começar mais cedo do que se imagina. Adolescentes de escolas estaduais de Curitiba e Região Metropolitana (RMC) estão descobrindo essas possibilidades no projeto ”Juventude Conectada”, mais uma iniciativa oferecida pela organização do concurso cultural Geração Empreendedora – Desafio Paraná – desenvolvido pela Volkswagen e pela organização social Aliança Empreendedora, com apoio do Governo do Estado do Paraná, que tem como objetivo capacitar e premiar jovens empreendedores.

“Também oferecemos capacitação e desenvolvemos o empreendedorismo. Por isso, além do concurso, que conta com versões on-line e presenciais, o Desafio Paraná realiza treinamentos e projetos que incentivam a prática de empreender para jovens da rede pública que consideram isso algo muito distante da realidade deles”, explica Barbara Rouze, coordenadora da 3ª edição do concurso cultural. O projeto “Juventude Conectada”, lançado em 2018, foi implantado em cinco escolas estaduais da capital paranaense e RMC e está atendendo cerca de 250 alunos com idade entre 14 e 18 anos.

O objetivo do projeto é oferecer noções básicas de empreendedorismo e desenvolver competências e habilidades digitais e tecnológicas dos participantes. A primeira etapa do projeto consistiu na avaliação da estrutura das escolas participantes e a implantação do “Espaço Maker”, local com recursos tecnológicos para o aprendizado prático do conteúdo da capacitação. As aulas são ministradas por instrutores da ONG WAAS (We Are All Smart – Somos todos inteligentes) e utilizam a metodologia WAAS, baseada na cultura ninja e movimento maker.

O conteúdo é composto por três importantes pilares: cidadania digital, criatividade digital e empreendedorismo digital. Cyberbullying e cybersegurança, pegadas digitais, empatia digital, programação básica (web, games e mobile), internet das coisas (com uso do Arduíno e outras ferramentas), robótica experimental, noções de impressão 3D e prototipação, negócios digitais e noções sobre novos consumidores e tecnologia colaborativa fazem parte do treinamento dos adolescentes.

A iniciativa já vem colhendo resultados no dia a dia dos estudantes. “O projeto é fabuloso, pois trouxe uma nova perspectiva para os alunos. Eles estão tão motivados com a possibilidade de produzir algo novo que isso está refletindo também no comprometimento deles com o estudo”, revela João Thomaz Millek, diretor da escola estadual Prof. Altair da Silva Leme, localizada em Colombo (PR). Antes do projeto a escola não possuía nem laboratório de informática e agora conta com notebooks para utilização dos alunos.

Além da capacitação e investimentos no espaço maker, as escolas participantes ainda podem ser mais beneficiadas: no sábado (1º/12) os alunos do projeto participam do “Hackateen”, uma espécie de maratona de programação que irá premiar as escolas vencedoras. O primeiro lugar será contemplado com o valor de R$ 5 mil para investimento em melhorias na escola, o segundo com um kit básico do Arduíno e o terceiro com um jogo de chaves para o laboratório de informática e tecnologia.

Concurso Desafio Paraná

Neste sábado (24/11) acontece a semifinal do concurso Geração Empreendedora – Desafio Paraná, que conta com a participação de 100 selecionados no processo on-line do concurso e a presença de mentores da patrocinadora Volkswagen e da organizadora Aliança Empreendedora. Os participantes realizarão treinamentos e uma rodada de pitchs (apresentações curtas e diretas dos negócios) e receberão feedback dos mentores. Além dos semifinalistas da etapa online, o concurso também avalia os destaques das turmas presenciais que ocorreram nos últimos dois meses em 26 cidades do estado do Paraná. Após essa etapa serão selecionados os 60 candidatos que participam da final do concurso, que acontece em dezembro, em Curitiba (PR).

Compartilhar