CIOs acreditam que a automação é indispensável para resolver os desafios de produção e acelerar a transformação digital

A UiPath (NYSE: PATH), empresa líder de software de automação empresarial, publicou os resultados de um relatório baseado em entrevistas com os CIOs corporativos na Europa. Os resultados revelam que o trabalho híbrido, as demandas crescentes dos clientes e os desafios da nova concorrência estão levando as organizações a adotar estratégias automation-first baseadas na automação de processos robóticos (RPA), IA e ferramentas de baixo código e sem código.

O relatório, Towards The Fully Automated Enterprise™ (em português, Em “Direção à uma Empresa Totalmente Automatizada”) foi elaborado pela CIONET para entender o papel dos CIOs em orquestrar a reinvenção dos negócios e o redesenho do trabalho. Os CIOs relataram que as mudanças significativas causadas pela pandemia nas práticas empresariais estão resultando em implementações de automação empresarial, substituindo sistemas existentes por soluções modernas (29%), reengenharia de processo abrangente (26%) e eliminação de trabalho repetitivo com RPA (24 %)[i].

O relatório também destaca que os benefícios da adoção da automação inteligente estão disponíveis apenas para os negócios em que os CIOs se tornam patrocinadores da inovação e proponentes da governança, envolvendo a departamento de TI o mais cedo possível. Os CIOs afirmaram que a automação inteligente terá um papel fundamental no nivelamento da área de atuação entre os encarregados e os líderes digitais durante os próximos cinco anos.

De acordo com o relatório, os CIOs líderes estão atualmente utilizando software robôs para:

  • Auxiliar ou eliminar as tarefas repetitivas e de baixo valor realizadas pelos colaboradores para redesenhar fluxos de trabalho empresariais críticos e, em alguns casos, adotar novos modelos de negócios.
  • Fortalecer seus relacionamentos com consumidores e clientes empresariais implementando software robôs para auxiliar na análise de grandes quantidades de dados que emergem de canais online e produtos e serviços conectados.
  • Acelerar a inovação de produtos e serviços transformando suas organizações em empresas digitais, onde plataformas abertas, ecossistemas e novas ferramentas de desenvolvimento podem diminuir consideravelmente o tempo de lançamento no mercado.

Os respondentes comentaram que, atualmente, a adoção da automação ainda está em um estágio inicial de maturidade, com muito potencial ainda inexplorado. As estratégias de implantação incluem correções de curto prazo para reduzir custos e acelerar processos críticos, adotando uma abordagem evolucionária, o que evita grandes interrupções e gera benefícios empresariais, e tomando medidas radicais, como substituir totalmente os sistemas existentes ou adotar novos modelos de solução.

Os CIOs desempenham um papel fundamental para impulsionar a adoção da automação inteligente em toda a empresa. Tendo alcançado migrações bem-sucedidas de nuvem e plataforma móvel, os CIOs entrevistados acreditam que a automação está designada a se tornar “a próxima grande novidade”. Para assumir a liderança na automação e se tornar patrocinadores da inovação, os CIOs devem realizar as seguintes ações:

  • Avaliar o RPA, a IA e a mineração de processos através de pilotos controlados, patrocinados sempre que possível a nível de grupo.
  • Examinar as plataformas apropriadas que permitirão escalar o RPA à medida que o valor for comprovado;
  • Informar os colegas do C-suite acerca das oportunidades e benefícios potenciais que a automação traz e montar um roadmap apropriado; e
  • Trabalhar com linhas de negócios para explorar e testar iniciativas de baixo código/nenhum código para a automação inteligente.

“A inovação e a digitalização tornarão nossas vidas melhores. Portanto, nosso papel é ser humilde, por um lado, e corajoso, por outro. Antes de escolher nossa ferramenta de automação preferida, olhamos o mercado e buscamos a melhor solução para usar em nossa organização. Como resultado, estamos usando a UiPath e, em nossa experiência, essa é uma plataforma de automação de ponta a ponta estável e fácil de usar. Atualmente, estamos rodando mais de 100 robôs, que em 2020 realizaram mais de 30 milhões de transações ”, disse Adam Marciniak, ex-CIO do PKO Bank Polski.

“Na Euroclear, processamos muitos dados não estruturados no back office. Para tanto, usamos software robôs – especialmente robôs não-atendidos que conseguem checar se há sanções e verificar a prática de lavagem de dinheiro. Seria praticamente impossível escalar os negócios de alguém nessas áreas, pelo fato de que suas operações seriam infladas. É por isso que o RPA é a próxima grande novidade – porque permite escalar seus negócios, reduzindo, ao mesmo tempo, os custos operacionais”, disse Michał Paprocki, CIO da Euroclear.

“Nas últimas décadas, construir uma empresa totalmente automatizada tem sido uma jornada contínua para muitos CIOs. Hoje, as organizações conseguem desbloquear a tecnologia de automação empresarial que pode acelerar a reinvenção dos negócios, aumentando a produtividade para lidar de uma melhor forma com o aumento das demandas dos clientes e com a nova realidade do trabalho híbrido ”, disse Renzo Taal, vice-presidente sênior e diretor administrativo EMEA da UiPath. “E, ao fazer isso, eles conseguem alcançar a liderança digital em um cenário global e competitivo de negócios, transformando seus negócios em uma empresa totalmente automatizada.”

O relatório Towards The Fully Automated Enterprise™ foi elaborado pela CIONET, a comunidade líder de mais de 10.000 executivos seniores de TI na Europa e América Latina em parceria com a UiPath, com base em entrevistas com CIOs de 15 empresas líderes na Europa.

Compartilhar