BASF apresenta soluções para mobilidade sustentável e agricultura

Com seus processos e produtos inovadores, a indústria química faz uma contribuição importante para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Os pesquisadores da BASF já estão contribuindo para tornar a transformação da sustentabilidade possível por meio de seu trabalho. Os exemplos atuais de inovação da linha de pesquisa da BASF para mobilidade e agricultura, como fluídos de arrefecimento (refrigeradores) inovadores para carros elétricos ou novas tecnologias de aplicação de precisão para agricultura, foram apresentados na Conferência de Imprensa de Pesquisa da empresa, realizada na quinta da semana passada.

A BASF definiu metas ambiciosas de sustentabilidade para si mesma. A empresa pretende acelerar ainda mais o desenvolvimento de processos livres de CO2 e uma economia circular, assim como a expansão da digitalização. Além disso, a BASF apoia seus clientes na transformação rumo a uma maior sustentabilidade: no total, a BASF investiu cerca de 2 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento em 2020.

Aumentando a segurança na eletromobilidade

O setor de transportes é responsável por uma parte substancial das emissões globais de CO2. A transformação em eletromobilidade pode reduzir essas emissões. Para que isso aconteça de forma bem-sucedida, são necessárias inovações, por exemplo, para encurtar os tempos de carregamento de bateria, aumentar a segurança e tornar os processos de produção de veículos elétricos mais sustentáveis e mais eficientes.

A química desempenhará um papel fundamental aqui: o teor químico de um veículo elétrico (EV) é consideravelmente maior do que o de um veículo com motor de combustão interna. Isso porque muitos dos outros componentes nos EVs mudam em consequência da modificação do conjunto propulsor. A pesquisa e desenvolvimento da BASF está continuamente trabalhando em produtos inovadores para veículos elétricos, como materiais de bateria, plásticos de alto desempenho, fluídos refrigeradores modificados e novas tintas.

Os plásticos, por exemplo, contribuem de forma significativa para a segurança em veículos elétricos. São usados para obter proteção estável contra impactos e distribuição segura de eletricidade, como adesivos condutores térmicos, e componentes e conectores de alta tensão com código de cores.

Um fluído refrigerador recentemente desenvolvido da linha de produtos Glysantin® é outro produto da BASF que aumenta ainda mais a segurança em EVs. Ele tem uma condutividade elétrica excepcionalmente baixa graças à sua nova formulação. Isso significa que se a bateria for danificada, por exemplo, em um acidente, o novo produto BASF não reage com componentes de bateria de alta tensão. Ao mesmo tempo, o Glysantin® ElectrifiedTM oferece proteção anticorrosiva de confiança no sistema de refrigeração de veículos elétricos.

Com a ajuda de métodos digitais, os pesquisadores da BASF também desenvolveram uma nova versão de seu e-coat catódico CathoGuard® projetado especificamente para atender aos requisitos de eletromobilidade. Ele permite a aplicação a temperaturas mais baixas, reduzindo assim as emissões de CO2 e mantendo as mesmas propriedades do produto. Além disso, a tecnologia atende aos padrões de sustentabilidade estabelecidos, pois é livre de estanho e de poluentes atmosféricos perigosos e contém apenas um baixo nível decompostos orgânicos voláteis.

Inovações para uma agricultura sustentável

A pesquisa da BASF também está trabalhando em soluções para uma agricultura sustentável. Os agricultores estão enfrentando grandes desafios: alimentar uma população mundial crescente que atingirá 10 bilhões até 2050, condições climáticas variáveis devido às mudanças climáticas, controle seguro e eficaz de pragas e ervas daninhas em meio a uma resistência cada vez maior, bem como terras cultiváveis e recursos naturais limitados. Portanto, inovações – desde novas sementes e características até novos produtos de proteção de cultivos e aplicações digitais, por exemplo – são urgentemente necessárias.

O trigo é um dos grãos mais importantes do mundo, com um volume de mais de 770 milhões de toneladas métricas por ano. A produção de trigo deve aumentar significativamente nos próximos anos. Este objetivo será mais difícil de alcançar devido às limitadas terras cultiváveis e às insuficiências no cultivo causadas pelas mudanças climáticas. Por meio de um programa de melhoramento orientado globalmente e localmente adaptado, a BASF desenvolve um novo trigo híbrido com características de valor agregado para maior rendimento e qualidade, bem como resistência a doenças e insetos. Ao utilizar a genética diversificada das principais regiões produtoras de trigo, os pesquisadores da BASF selecionam as melhores características vegetais a partir de linhas parentais geneticamente distintas. Com isso, a empresa atende às necessidades dos agricultores e parceiros ao longo de toda a cadeia de valor para permitir a estabilidade do rendimento, bem como uma melhor resiliência climática.

Para otimizar a produção agrícola, a BASF desenvolveu uma plataforma inteligente de modelagem vegetal que fornece recomendações agronômicas precisas com base na análise contínua de dados. Ela processa parâmetros econômicos, biológicos e de sustentabilidade para fornecer consultoria agronômica digital aos agricultores, permitindo que eles alcancem o cultivo eficiente e ambientalmente correto. Os dados da plataforma são utilizados em vários produtos da xarvio® Digital Farming Solutions. Por exemplo, no Smart Spraying desenvolvido com a Bosch, os dados são pareados com sensores de câmera de alta tecnologia e software para aplicação de herbicida em ervas daninhas somente onde necessário. Os testes de campo mostraram que essa combinação de tecnologias pode proporcionar economia de volume de herbicida de até 70%. Isso representa uma importante contribuição para a proteção ambiental, ao mesmo tempo em que oferece benefícios financeiros para os agricultores.

As mudanças no formato de pesquisa – passando da pesquisa sequencial para a pesquisa paralela – também representam uma abordagem pioneira para inovações sustentáveis. Com esta metodologia, os produtos e as aplicações são desenvolvidos de forma holística desde o início e os aspectos de sustentabilidade são considerados nas primeiras etapas de P&D. A BASF desenvolveu com sucesso o novo fungicida Revysol® dessa forma. Este ingrediente ativo da classe química dos triazóis demonstra um forte desempenho biológico contra uma série de doenças fúngicas relevantes. Ao mesmo tempo, atende a todos os requisitos para uma aplicação segura e ambientalmente compatível.

Compartilhar