Agronegócio reduz horas extras com investimentos em tecnologia

A tecnologia para apoiar os negócios já é assunto essencial no campo empresarial, e no agronegócio essa tendência também ganha cada vez mais a atenção dos gestores.

O Grupo Fertipar, uma das maiores empresas do setor de fertilizantes no Brasil, usa para gerenciar o negócio tecnologias como ERP desde a década de 90. O crescimento exponencial da companhia – que é familiar e 100% brasileira – também gerou um aumento significativo de prestações de contas, especialmente em relação as tarefas ligadas ao eSocial.

“Coordeno hoje um time de 12 pessoas que reportam diretamente a mim na matriz em Curitiba. Mas, temos também 23 pessoas que atuam como “pontas de RH” nas unidades fabris que temos espalhadas pelo Brasil”, conta o Coordenador de Recursos do Grupo Fertipar, Ezequiel Silva .

O Grupo Fertipar iniciou sua trajetória em 1980 oferecendo fertilizantes reconhecidos por excelência e qualidade para o produtor rural. Presente nas principais regiões agrícolas do país, a companhia atualmente possui 12 empresas e 22 Unidades Industriais.

Totalizando 3.900 colaboradores em todo o Grupo Fertipar, o assunto investimento em tecnologia se tornou pauta novamente em 2018, em razão de atrasos já nas primeiras entregas e documentações do eSocial.

Redução de custos, experiência do colaborador e eSocial em dia

“Ouvimos muitos relatos positivos sobre performance dos softwares da Senior, indicações de empresas que conseguiam lidar muito bem com os prazos e obrigações do eSocial. De fato, pudemos comprovar esses benefícios. No primeiro mês de HCM da Senior nós colocamos a nossa rotina em dia e passamos a ter uma tecnologia muito mais intuitiva e fácil de tratar os procedimentos do nosso setor de Recursos Humanos”, explica Ezequiel .

De acordo com o executivo, após 1 mês da implantação do HCM da Senior Sistemas, com módulos como Medicina & Segurança; Gestão do Ponto; Folha de Pagamento, além de colocar a rotina de prestação de contas do eSocial totalmente em dia, a companhia conferiu uma redução significativa nos custos de horas extras da equipe de Recursos Humanos.

“Apenas em 6 pessoas da minha equipe direta na matriz eu já consegui computar uma redução de horas extras do valor de R﹩ 4.712,99 mês para valores próximos a zero”, destaca o executivo .

“Ter as pessoas certas, engajadas e conectadas ao negócio é algo urgente para todas as empresas e está diretamente relacionado ao propósito da nossa empresa. A plataforma HCM da Senior contribui para tornar a Gestão de Pessoas cada vez mais digital, fornecendo dados para gestão, otimizando e descentralizando processos, aumentando a produtividade dos times e permitindo que os RHs coloquem as pessoas no centro, como estratégia de um verdadeiro RH digital”, fala o head de Produto HCM na Senior Sistemas, Ricardo Kremer.

O Coordenador de RH da Fertipar destaca também funções do HCM que contribuem com a experiência do colaborador .

“O painel do HCM contribuiu muito para que o colaborador tenha mais autonomia quanto ao acesso de suas informações pessoais, holerite, férias, validações e outros acompanhamentos, especialmente para uma empresa grande como a nossa, que também precisa realizar uma gestão à distância no caso das nossas Unidades distribuídas pelo país”, finaliza o líder de RH da Fertipar.

Compartilhar