5 motivos para investir em um Pitch Deck matador

Segundo o levantamento mensal feito pela Distrito, foram investidos em startups, apenas neste ano, US$8,85 bilhões, um valor três vezes maior que todo ano de 2020. Ou seja, existe um grande incentivo no mercado para novos empreendedores. Contudo, um dos principais motivos para o fim de uma empresa é a falta de recursos. Sabe-se que mesmo com o mercado fértil, como está no momento, não é tão simples captar investimento e para que esses novos profissionais alcancem esse montante, é preciso que se apresentem de forma efetiva. Nesse cenário, o pitch deck é o mecanismo utilizado para esse momento de seduzir o investidor. Esse material é, basicamente, o panorama geral do seu negócio em uma apresentação, ele contém suas idéias, suas soluções, projeções e intenções para o empreendimento.

A 2simple, empresa que atua como assessoria e consultoria para startups, já avaliou mais de 1.200 apresentações “O Pitch Deck, hoje, é o nosso carro chefe, pois trata-se de um recurso essencial na negociação com investidores. É com ele que a empresa tem a chance de receber um incentivo para tornar seu negócio escalável e prezar por um crescimento organizado e sustentável”, explica Fernando Patara, sócio da 2Simple.

O especialista separou 5 motivos que explicam o porquê é tão importante investir em um pitch deck que agregue valor. Confira!


1 – O mercado precisa conhecer sua história

O Pitch Deck conta uma história, e nessa trama o personagem principal é a sua empresa. O roteiro deve ser levado em consideração durante a construção da apresentação, pois ela tem por função cativar os ouvintes, prender o público e o mais importante, conquistar os investidores. Uma história bem contada é capaz de encantar e prender a atenção de uma pessoa. A partir de um storytelling bem formulado o mercado consegue entender sua mensagem e assim, ter interesse em fazer parte.

2- É o “start” do investimento

Para uma empresa que está começando, o investimento é um dos passos mais importantes e muitas vezes é esse capital que vai dar o start necessário para que a empresa entre no mercado deixando o seu legado. Porém, se engana quem acredita que o investimento é apenas para quem está no começo, ou que o pitch deck deve ser seu aliado só no início. Muitas companhias que já são consagradas no mercado, conquistam por meio de aportes, novos espaços e até mesmo, títulos. Então, uma apresentação nunca vai deixar de ser um bom investimento.

3- Uma boa comunicação é tudo

Se comunicar com o mercado é extremamente relevante. Para que alguém invista em você, ele precisa te conhecer antes. Vale ressaltar que é fundamental saber levar a mensagem para todos, pois, muitas vezes, nem sempre a pessoa que está recebendo o discurso diretamente é quem vai se interessar.

4 – Um material com melhores resultados

O material deve ser construído de maneira que atenda a sua necessidade. Faça um pitch de acordo com o segmento. Por isso, o mesmo não atende a demanda de todas as apresentações, cada approach deve acompanhar um material específico. Se o seu público é especializado em um assunto, não é necessário a didática durante a exposição. Agora, se o investidor não tiver conhecimento, apenas interesse e capital, é necessário abordar o mesmo assunto de forma diferente.

5 – Não ser mais um no mercado

Não siga um molde de apresentação, busque apresentar pontos que o diferencie no mercado. Para isso, é importante saber que existem empresas que fazem o mesmo que a sua e que estão buscando soluções para o mesmo problema “Conhecer o seus correntes é o primeiro passo, não pense que você está sozinho, isso é um grande erro. Busque se diferenciar dos demais, pensar fora da caixa. É importante trazer algo de diferente para se destacar e chamar a atenção dos investidores ” finaliza, Patara.

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