TJPR passará utilizar plataforma de mediação online para os processos judiciais

“A Justiça não vai parar” com esse mote o Tribunal de Justiça do Paraná inicia parceria com o MOL (Mediação Online), que permitirá a todos os órgãos integrantes do Poder Judiciário, de forma gratuita, o uso da Plataforma MOL, solução tecnológica cadastrada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e vencedora do seu prêmio “Conciliar é Legal”, no ano de 2018, voltada à autocomposição de conflitos por intermédio da realização de audiências de mediação e/ou conciliação em ambiente virtual.

O objetivo dessa parceria é viabilizar uma alternativa tecnológica eficiente para que o Poder Judiciário prossiga com a realização de eventos de autocomposição de conflitos por intermédio de interação em tempo real, em ambiente virtua” destaca a CEO da MOL, a advogada Melissa Gava. Outro aspecto relevante dessa parceria é a contribuição dada às recomendações de saúde pública sobre a necessidade temporária de isolamento social e de restrições de locomoção em todo o território nacional.

Como será a implantação da plataforma MOL

Por meio de um agendamento inteligente, conforme disponibilidade informada pelos atores, se efetivarão as audiências, com envio automatizado de lembretes e convites às partes, que participarão de videoconferências e chat para as audiências com gravação das sessões,. Em caso de acerto entre as partes, será emitido Termo de Acordo ou, em caso contrário, um Termo de Tentativa Infrutífera de Acordo.

A tecnologia que suporta a plataforma da MOL é compatível com os navegadores e sistemas operacionais atualmente disponíveis e utilizados no Brasil. Pelo acordo firmado, os mediadores ou conciliadores responsáveis pela atuação nas audiências promovidas a partir dessa parceria ficarão sob a responsabilidade do Tribunal de Justiça do estado.

Compartilhar