Projeto acadêmico presta consultoria gratuita para 85 empresas em 2023

O Consultoria Solidária, da FAE Centro Universitário, alia o aprendizado teórico de alunos à prática por meio do auxílio a pequenos e médios empreendedores. No segundo semestre de 2023, 400 alunos se envolveram no projeto. Fechamento das atividades do semestre será nesta segunda-feira, 27 de novembro

Cerca de 400 estudantes da graduação e da pós-graduação da FAE Centro Universitário desenvolveram um diagnóstico das principais dificuldades de 85 empreendedores de Curitiba (PR) e região. O serviço gratuito prestado pelos estudantes, com supervisão de professores, faz parte do projeto Consultoria Solidária, desenvolvido pela FAE em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio). Nesta segunda-feira, 27 de novembro, as instituições vão celebrar o fechamento das atividades do segundo semestre de 2023 com um balanço do trabalho prestado.

O projeto alia benefícios tanto para os estudantes como para os empresários: os alunos têm a oportunidade de experimentar na prática o que aprendem na teoria com as consultorias gratuitas; e os empresários melhoram seus negócios com as dicas dos acadêmicos, que são supervisionados pelos professores e recebem consultoria do Sebrae-PR. As áreas em que os alunos, professores, Sebrae e Fecomércio vão atuar são muitas, de gestão e planejamento financeiro até marketing – a depender da necessidade de cada empresa.

Nesta segunda fase do projeto (segundo semestre de 2023) que será encerrada no dia 27 de novembro, o projeto cresceu muito, envolvendo cerca de 400 alunos da FAE, que estudam em nove cursos (Administração, Ciências Contábeis, Ciência de Dados para Negócios, Ciências Econômicas, Comunicação Digital, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos e Logística). Eles prestaram consultorias voluntárias para 85 empresas. 

Na primeira fase do projeto, no segundo semestre de 2022, cerca de 50 estudantes do curso de Administração prestaram assessoria voluntária para 15 empreendedores de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. 

De acordo com o professor da FAE e gestor operacional do Consultoria Solidária, Valter Pereira Francisco Filho, o projeto vem trazendo impactos positivos – tanto para empresas como para os estudantes – e agora está ainda mais significativo devido ao aumento do número de participantes – de alunos, cursos e empresários. “O projeto traz uma proposta de valor para as organizações e, consequentemente, para a sociedade. Temos no meio acadêmico uma grande capacidade para desenvolver as soluções de que os empreendedores precisam”, afirmou o professor.

Compartilhar