Primeira Portaria com inteligência artificial chega a Curitiba

Nos últimos anos estão ganhando notoriedade no setor de serviços e atendimento, ferramentas tecnológicas que utilizam a inteligência artificial (IA), como por exemplo, as atendentes virtuais que já são destaque em vários setores e ajudam a aumentar a efetividade em processos, otimizar serviços e reduzir  custos operacionais. E seguindo essa tendência, chega a Curitiba a primeira Portaria Robotizada do país, com tecnologia inovadora, ideal para dar mais segurança para os pequenos e médios condomínios, que contam apenas com o serviço de interfone para acesso e também como opção de reduzir custos de forma significativa. Essa tecnologia está sendo implantada em condomínios da região Sul do Brasil pela empresa de Curitiba, a Primee, que estásempre em busca de novas tecnologias voltadas para área de segurança patrimonial, em parceria com a sua desenvolvedora, a HomeBook, startup incubada na Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

E, nessa busca constante a Primee apresenta para Curitiba esse serviço inovador e diferenciado, a solução de Portaria Robotizada, que utiliza o conceito da Indústria 4.0, vai trazer mais segurança e comodidade aos pequenos condomínios e prédios, que não têm uma portaria presencial e remota por conta dos altos custos operacionais.

Segundo Ezequiel Fernandes, um dos sócios da Primee, o objetivo dessa tecnologia não é substituir a vaga do porteiro, mas atender a uma demanda reprimida dos pequenos condomínios que acabam ficando descobertos por não poderem arcar com os custos de uma portaria presencial ou remota, ficando exposta a falta de segurança por não terem um sistema que controle melhor o acesso. “Com um interfone, por exemplo, o morador só consegue se comunicar com o visitante se estiver em casa. No caso da Portaria Robotizada, o morador pode ver quem está na portaria pelo aplicativo do celular, pode abrir a porta ou o portão de veículos, mesmo não estando no local. Se não atender, terá um registro no histórico da portaria, pois o visitante pode deixar um recado de voz, que estará em um arquivo no banco de dados e o morador poderá visualizar na hora que desejar. A comunicação e orientação para o cadastro dos visitantes é feita de forma interativa com a atendente virtual, a Hellô”.

Esse projeto piloto inédito no país, está sendo realizado em um condomínio em Curitiba e demonstra que esse tipo de portaria é ideal para este nicho, que fica sem muitas alternativas. “Ele é voltado para este mercado de poucas unidades, que não tem um produto para eles e essa é uma tendência para reduzir custo e ter mais segurança na portaria, pelo custo x benefício que ele oferece” diz Fernandes.

Redução de custos operacionais

O sócio da Primee demonstra os exemplos de portarias e também ressalta um comparativo dos custos operacionais delas.  “Para ter uma portaria presencial, 24 horas por dia, o custo aproximado é de 20 mil reais ao mês, e que ocasionaria um valor mensal de condomínio de 1.428 reais, para 14 moradores, só para este fim, o que fica inviável. Se optarem por uma portaria remota, com o atendimento direto da base, o custo operacional seria de 6.500 mil reais ao mês, sem contar o custo da automação, saindo para cada um R$ 464 reais, e mesmo tendo 67% de economia em relação ao primeiro sistema, também é um valor alto, sendo mais viável um sistema de interfone”.

Já a Portaria Robotizada, que é autônoma, Ezequiel aponta o custo operacional em torno de R$ 3.000 reais ao mês, ficando para cada morador o valor de R$ 214,00. “Ela conta com atendimento robotizado integrado com os dispositivos do condomínio e câmeras, e, por exemplo, caso seja disparado um alarme, isso irá gerar um alerta para o síndico. E neste sistema, há a possibilidade de trabalhar ainda com o sistema híbrido de portaria remota com a robotizada”, acrescenta ele.

Solução de ponta para pequenos condomínios com tecnologia de inteligência artificial

Em condomínios pequenos, que só teriam acesso a um interfone, a tecnologia da Portaria Robotizada se torna também uma ótima opção, pois oferece uma possibilidade totalmente viável pelo custo e por suas funcionalidades. “Ela é ótima para este nicho que tem poucas unidades, que não tem portaria e elevador, onde o interfone e a câmera são as únicas opções pelo custo operacional baixo. E a Portaria Robotizada veio para preencher essa lacuna”, destaca o sócio da Primee.

Este produto que alia tecnologia e inteligência artificial vem para suprir essa demanda. “Diferente do interfone convencional, que só abre a porta e tem a função de recado de voz no ato do contato, a Portaria Robotizada tem uma tecnologia que torna acessível fazer o cadastro de visitantes, de deixar recado por vídeo para o morador (ausente), agendamento de retorno ou visita para entregas, contatar o morador mesmo não estando no local por meio do app integrado, faz registro de entrada e saída, ou seja, registra tudo, e isso, em geral não tem nem em portaria presencial. Além disso, é gerado um relatório

com todas as atividades, que por sua vez aumenta a segurança, sendo uma solução de ponta que chega para agregar muitas funcionalidades para os pequenos condomínios”, finaliza Fernandes.

A tecnologia empregada

A Portaria Robotizada conta com atendente virtual conhecida como Hellô, que é inteligente e automatizada, sendo pioneira no Brasil neste segmento. Ela tem aliada em sua tecnologia vídeo chamada, internet das coisas, Inteligência artificial e robótica. Foi desenvolvida pelo técnico em eletrônica, graduado em Ciências Sociais e com especialização em Sustentabilidade, Alcino Vilela, através da HomeBook, startup incubada na Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Sua tecnologia ganhou em 2019, o 17º lugar como a startup mais inovadora de acordo com o Ranking da The Innovation Awards Lata, estando entre as 100 melhores startups da América Latina.

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