O que os dados de 2018 podem nos contar sobre a black friday de 2019

Em 2018, segundo pesquisa global do Salesforce, os dispositivos móveis representavam 67% do tráfego digital e 49% das compras online na Black Friday, aconteceram 1,8 milhão de instalações de aplicativos somente para compras da Black Friday, que significaram 2.1 bilhões de dólares em vendas advindas de smartphones.

A relevância do mobile durante a black friday não é mais surpresa, e para os profissionais de marketing de aplicativos, este é um periodo de tudo ou nada, onde é fundamental investir em publicidade para atrair instalações não-orgânicas, ou aquisição de usuários. Os números comprovam que os investimentos compensam.

Segundo o levantamento da AppsFlyer sobre a performance de aquisição de usuários por aplicativos de forma não-orgânica, o Brasil é líder global com 85% mais instalações na Black Friday de 2018 ante a de 2017, sendo 40% de aumento de downloads advindos de mídia paga. Quanto mais o marketing de apps investir em campanhas pagas, maior será a receita. O Brasil experimentou um aumento de 2,4X de usuários pagantes, ou seja, que gastam dentro do app. A comparação foi feita entre Brasil, Reino Unido e EUA.

Porém, durante a Black Friday o custo de aquisição de usuário é mais alto. Mesmo assim, o público adquirido pelos apps entram nessa época dispostos a comprar. Para garantir o sucesso de campanhas pagas para bombar o mobile commerce na Black Friday deste ano, a AppsFlyer dá 7 dicas, que vão muito além da personalização e mensagens para a festa:

1. Engajar aqueles que só compraram na Black Friday para continuarem usando o aplicativo. Alguns de seus usuários podem comprar apenas durante essa fase, devido à maior disponibilidade de vendas e incentivos. Durante sua próxima venda, concentre os esforços de engajamento, usando mídia paga e de propriedade, em usuários que compraram na Black Friday para convertê-los em engajamento regular.

62% de todas as conversões de aplicativos de compras no primeiro semestre de 2019 vieram de campanhas de redirecionamento da Black Friday, um aumento de 41% em relação a 2018 e 2,3x maior que a média em todas as outras verticais. Além disso, o redirecionamento gerou uma receita 55% maior e um aumento de 18% em comparação com aplicativos de compras que não alavancaram essas campanhas.

2. Uma parte significativa dos gastos com anúncios deve ser designada para o horário nobre no dia da Black Friday. “No entanto, certifique-se de alocar recursos para campanhas iniciadas várias semanas antes, pois, durante esse período os custos de mídia são mais baratos, há uma ampla oportunidade para testar as artes e os profissionais de marketing podem obter informações valiosas para obter resultados mais eficazes.

3. Aumente a seleção de fonte de mídia. Os aplicativos de compras geralmente aumentam seu número de fontes de mídia durante os picos da Black Friday e da Cyber ​​Monday para atender à demanda aumentada e às campanhas agressivas. Como resultado, os aplicativos geralmente adquirem mais usuários de alto valor e com fome de compras que baixam e convertem no aplicativo.

4. Personalize. A personalização da experiência do usuário deve ser uma prioridade, dentro e fora do aplicativo. Enfatize um processo de integração contextual relevante que incentive os usuários a criar um perfil e definir suas próprias preferências.

5. Traga os clientes da web para o aplicativo. Seu aplicativo para dispositivos móveis é o destino final de compradores exigentes devido às informações avançadas sobre dados e ao impacto na sua marca que ele pode oferecer. Durante o período, converta seus visitantes da Web existentes em usuários de aplicativos com melhor desempenho oferecendo descontos em produtos para compras no aplicativo ou outros incentivos. Garanta que a experiência do usuário seja uniforme e consistente com o contexto, usando anúncios com links diretos e banners inteligentes.

6. Acompanhe os criativos. Com os usuários gastando mais tempo do que a média comprando em seus dispositivos móveis, os profissionais de marketing de aplicativos devem fazer um esforço extra para se preparar com uma reserva de peças criativas da Black Friday. Esse período é uma boa oportunidade para experimentar, testar e adaptar diferentes conceitos com base em dados em tempo real e pelo menos dobrar a variação de uma campanha normal – é fundamental para se destacar. Além disso, quando relevante, considere a gamificação como um meio de atrair e manter os consumidores envolvidos.

7. Antecedência. Comece três ou quatro semanas antes da Black Friday para um envolvimento de alta qualidade.

Quer saber mais sobre aquisição de usuários, acesse o guia: Atribuição Mobile e marketing analytics para aplicativos de commerce

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