Na Black Friday, pedidos on-line com retirada em loja crescem 139%; consumo via marketplaces avança 115%

A Linx, líder e especialista em tecnologia para o varejo, mostrou que o omnichannel, modelo que combina digital e físico, foi o destaque desta última Black Friday durante toda a semana, e especialmente na própria sexta-feira (26). A modalidade conhecida como “pick up in store”, na qual o cliente faz o pedido on-line e retira presencialmente na loja, cresceu 139% no último dia 26, marco da Black Friday, em comparação com o mesmo período em 2020. Ao longo da semana (dia 22 a 28), o crescimento foi de 103%, frente à mesma semana do ano passado. O “ship from store”, quando o consumidor compra on-line e recebe o produto a partir da loja mais próxima, teve aumento de 44% no dia da B.F. e de 39% na semana completa.

Essa movimentação pode ser apoiada pelo atual cenário de reabertura dos ambientes físicos, especialmente influenciado pelo avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Outra tendência que se estabeleceu de vez foi o consumo via marketplaces, que na sexta-feira da Black Friday teve 115% de aumento no número de pedidos e 171% na receita total. Levando em consideração toda a quarta semana de novembro, o crescimento de pedidos foi de 41% e de receita, 85%. O número total de pedidos on-line na Black Friday cresceu 25,7% em relação ao mesmo dia em 2020, e o pico de vendas do dia 26 aconteceu às 21hrs. As informações foram observadas a partir do levantamento de dados extraídos da base de clientes omnicanais da Linx Digital.

Pedidos em aplicativos de supermercados crescem 38,5% nessa Black Friday

Um nicho que vem chamando a atenção do consumo digital é o de supermercados. Embora os principais destaques da B.F. possam ficar para eletroeletrônicos, o período de pandemia alterou de forma permanente o comportamento do consumidor em relação à conveniência, até mesmo para itens básicos. O período de 26 a 28 de novembro mostrou que a receita total das compras feitas a partir de apps de supermercados cresceu 38,5% frente ao mesmo período de 2020, com mais de R$. 1.2 milhão em vendas. Já o número de pedidos cresceu 25,7%, também considerando o mesmo período do dia da Black Friday e fim de semana seguinte do ano passado. As três categorias mais vendidas foram: cereais, bebidas e laticínios, respectivamente. Os dados são da Linx, reunidos a partir de informações da vertical Mercadapp, especialista em e-commerce para supermercados.

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