Brasil se destaca em premiação mundial de iniciativas para tornar as cidades inteligentes

O Brasil teve cinco projetos finalistas no Smart City Awards, prêmio mundial que reconhece as melhores iniciativas relacionadas às cidades inteligentes e que é entregue anualmente durante o Smart City Expo World Congress, o maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, realizado semana passada em Barcelona.

As prefeituras de Curitiba, Joinville, Sorocaba e Aracaju e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) concorreram em cinco diferentes categorias e tiveram seus projetos selecionados entre mais de 473 propostas de governos, empresas, centros de pesquisa e startups de 57 países. Apesar de não trazer troféus para casa, o Brasil superou em número de finalistas países que já trabalham com soluções inovadoras há muito mais tempo, como China, Reino Unido, Alemanha e Holanda. Os brasileiros perderam em número de indicações apenas para os Estados Unidos, que somaram sete.

O congresso chancelado pela FIRA Barcelona – cujo representante no Brasil é o iCities, empresa responsável pela edição brasileira; o Smart City Expo Curiiba – reconhece projetos pioneiros, ideias e estratégias que melhorem a qualidade de vida das pessoas nas cidades de todo o mundo através de indicadores como o desenvolvimento urbano sustentável, transformação digital, inclusão e compartilhamento, governança e finanças.

Curitiba concorreu na categoria Ambiente Urbano, com o programa Horta do Chef, que incentiva agricultores urbanos a venderem parte dos alimentos que cultivam a restaurantes de Curitiba. Atualmente, são 25 áreas cultivadas por cerca de mil famílias de produtores urbanos. Alguns chefs renomados da cidade participam como mentores dos produtores.

A cidade catarinense de Joinville concorreu na categoria Cidades inclusivas e compartilhadas, com o projeto Join.Valle que visa estimular o ecossistema de inovação e aumentar a competitividade econômica da cidade. Já a paulista Sorocaba foi finalista entre as melhores iniciativas de mobilidade urbana do mundo por meio do projeto do VLT que ainda está em fase de construção. A capital do Sergipe, Aracaju, esteve entre os melhores na categoria de governança e finanças com um projeto de digitalização de documentos públicos.

Já o ITA, de São José dos Campos, concorreu na categoria de Ideias Inovadoras com o desenvolvimento de um sistema computacional capaz de integrar dados que colaboram nos trabalhos de urgência e emergência de motociclistas acidentados.

Brasil começa a se tornar referência

O Brasil, apesar de grandes dificuldades em relação à gestão e à oferta de serviços aos seus habitantes, já começa a ser visto como uma das referências em tecnologias e soluções inovadoras para tornar as cidades inteligentes.

“Barcelona e a FIRA Barcelona firmaram diversas parcerias entre cidades do mundo, que sediam os eventos regionais, e o Brasil é um grande centro de desenvolvimento de temas relacionados a cidades inteligentes”, afirma Ricard Zapatero, CEO da FIRA Barcelona, consórcio público responsável pela realização do Smart City Expo World Congress.

Nessa edição do evento, prefeitos, gestores públicos, executivos e empresários integraram a comitiva de 50 brasileiros levados a Barcelona para conhecer soluções ligadas às cidades inteligentes. Segundo Caio Castro, gerente comercial do iCities – empresa responsável pela comitiva em parceria com a catarinense Global Business –, a busca por soluções e tecnologias que melhorem a qualidade de vida nas cidades tem sido cada vez mais frequente. “Os gestores públicos e executivos começaram a perceber a importância dos projetos em parceria que causem impacto significativo nos habitantes. Eles entendem que a tecnologia pode ser uma aliada na oferta de melhores serviços e de uma infraestrutura mais completa nas cidades”, afirma ele.

Nesse ano, a capital paranaense foi eleita a cidade mais inteligente e conectada do país pelo ranking da Urban Systems. O prefeito da cidade, Rafael Greca, foi um dos convidados a palestrar no evento em Barcelona, destacou o DNA inovador da cidade e a experiência da cidade na realização do Smart City Expo Curitiba, cuja a segunda edição da brasileira da etapa brasileira tem data marcada para os dias 21 e 22 de março de 2019.

Vencedores

O grande vencedor geral foi a cidade de Singapura, que implementou uma série de soluções tecnológicas inovadoras, como aplicativos que permitem a interação entre os cidadãos e o governo, algoritmos que visam a otimizar as rotas do transporte público, análise de dados preventiva que evita vazamentos e que também é capaz de colaborar para o planejamento urbano ao trazer os locais de trabalho próximos às residências, entre outras medidas.

Outras seis categorias específicas premiaram iniciativas inovadoras em todo o mundo.

– Categoria Ideias Inovadoras: o vencedor foi o aplicativo {delft}LINK de Cape Town, África do Sul, destinado a oferecer locais de moradia a trabalhadores de baixa renda;

– Transformação Digital: o ganhador foi o governo de Gaoqing, na China, que implantou tecnologias que colaboraram para promover o desenvolvimento sustentável da cidade com características urbanas e rurais;

– Transformação Urbana: o prêmio foi para o distrito de Jinshan, na China, que têm construído projetos de prédios inteligentes para melhorar a qualidade de vida da população;

– Mobilidade: o reconhecimento de iniciativa relacionada à mobilidade foi para o projeto North Avenue Smart Corridor, na Geórgia, Estados Unidos, um living lab com soluções voltadas para a conectividade, a melhoria do transporte, segurança pública e o meio ambiente;

– Governança e Finanças: o prêmio foi para o Mshereib Properties, da cidade de Doha, no Catar, um ambiente que integra uma série de sistemas de IoT, plataformas de dados e aplicações digitais que colaboram para proporcionar uma melhor experiência aos seus residentes;

– Cidades Inclusivas e Compartilhadas: A cidade de Hague, na Holanda, foi a premiada com um projeto de um living lab com soluções e inovações voltadas para a área da saúde que são revertidas em melhorias para a população.

Compartilhar