Variedade de formas de pagamento é chave para captação de clientes na Black Friday, com destaque para o Pix

73% dos consumidores optarão por meios de pagamentos digitais, sendo 41% com o Pix

Com a aproximação da Black Friday o varejo brasileiro tem se preparado para atrair clientes com ofertas e promoções para a data, que deve movimentar R$ 1.4 bilhões neste ano, uma diferença de 1,1% a mais, em comparação ao ano passado em valores reais, ou seja, sem considerar a inflação – segundo estimativas da CNC. No entanto, para ter sucesso, o mercado já aponta que é importante oferecer uma variedade de formas de pagamento digitais tanto nas lojas físicas quanto nos e-commerces e que, mais do que isso, que elas acompanhem as evoluções tecnológicas do mercado. 

Em um levantamento feito pela HST Card Technology – especializada em tecnologia da informação para o ecossistema de pagamentos –, por exemplo, 73% dos consumidores entrevistados planejam usar métodos de meio de pagamentos digitais para fazer as suas compras na Black Friday. Desse número, 41% disseram que usarão o Pix para efetuar suas compras, e 32% irão escolher carteiras digitais como os cartões de crédito virtuais. Apenas 24% afirmaram que utilizarão cartões físicos, de crédito ou débito, para os pagamentos, e apenas 3% optarão por boletos bancários. 

Para os especialistas, isso é um reflexo do comportamento do consumidor moderno, que prefere meios de pagamentos mais ágeis, convenientes e seguros. “O varejo já entende a força do Pix e o investimento será forte para esta Black Friday. A expectativa é que as vendas com essa modalidade cresçam de forma significativa”, aponta Eduardo Zucareli, Chief Commercial Officer  da Pagaleve, fintech que oferece o meio de pagamento Pix Parcelado em 4 vezes quinzenais sem juros. O parcelamento através do Pix Parcelado não precisa de um cartão de crédito, método tradicional que exclui parte da população que não tem acesso – no Brasil, cerca de 30% dos brasileiros não têm acesso a cartão de crédito. 

Os benefícios do Pix Parcelado para os varejistas incluem aumento da taxa de conversão, aumento do ticket médio e zero riscos com inadimplência ou chargeback. Já para os consumidores, o Pix Parcelado possibilita o parcelamento quinzenal sem cartão de crédito, sem juros e com uma aprovação em menos de três segundos.

O cartão de crédito, tradicionalmente o meio mais popular para compras devido à opção de parcelamento, está perdendo terreno devido às altas taxas de juros, sendo gradualmente substituído pelo Pix Parcelado. “Esse movimento é esperado e beneficia tanto as empresas quanto os consumidores. O varejo percebe que oferecer o Pix Parcelado significa eliminar taxas para o consumidor e atrair clientes da nova geração – o terceiro grupo foco do Pix parcelado são aqueles jovens da Geração Z que, por crescerem vendo os pais se endividarem com cartão de crédito, acabam decidindo pagar tudo com Pix ou cartão de débito.”, destaca Zucareli.

Para a nova geração, optar pelo Pix como forma de pagamento é uma tentativa de evitar o endividamento com cartões de crédito. Não é à toa que o Pix apresentou um crescimento de 107% no último ano. O recente relatório de Gestão do Pix divulgado pelo Banco Central indica que mais de 11,9 milhões de empresas em todo o país agora adotam essa modalidade de pagamento.

“O consumidor moderno – especificamente a GenZ –, está conectado não apenas às marcas, mas também a toda a experiência de compra, incluindo a forma de pagamento. Os varejistas que compreendem isso e oferecem, além do Pix, soluções de checkout inovadoras, como o Pix Parcelado, podem esperar sucesso nas vendas e uma significativa conversão de clientes, não apenas na Black Friday, mas no dia a dia do varejo”, comenta Zucareli.

Compartilhar