A Trombini, uma das líderes nacionais no mercado de papelão ondulado, se destaca também na inovação e sustentabilidade no setor de embalagens para frutas, legumes e verduras (FLV). A empresa, que anunciou recentemente um investimento de R$ 350 milhões em sua nova fábrica em Fraiburgo, Santa Catarina, ampliará em 36% sua capacidade de produção graças à automatização de 80% das operações, dentre elas a máquina pioneira que realiza a conformação e montagem completa das cumbucas de papelão, carro-chefe para o nicho de FLV.
O mercado de papelão para o setor hortifruti no Brasil está em plena expansão, superando o crescimento médio do PIB, impulsionado pela necessidade crescente de soluções de embalagem sustentáveis. Dados apontam crescimento no acondicionamento de frutas, verduras e legumes em caixas de papelão e sua apresentação diretamente nas gôndolas, facilitando sua experiência e com qualidade de impressão que valoriza o produto armazenado. Para o segmento FLV, a Trombini oferece embalagens pensadas para projetos únicos, adaptadas às necessidades de cada cliente, e produzidas tanto em papel pardo quanto em chapa branca, conferindo acabamento mais refinado a peças totalmente personalizáveis.
Ainda assim, o papelão ondulado, já reconhecido como uma alternativa sustentável e reciclável, representa um elemento-chave na cadeia de fornecimento de alimentos no Brasil, onde as embalagens são essenciais para a conservação e frescor dos produtos nas prateleiras. Com o país reciclando mais de 70% do papelão produzido, esta embalagem não é apenas sustentável, mas também desempenha um papel crucial na economia circular, apoiando a postura de responsabilidade ambiental da Trombini. “A demanda por embalagens amigáveis ao meio ambiente tem crescido, com consumidores mais jovens demonstrando disposição para investir em produtos sustentáveis”, afirma Aníbal Tebet, superintendente administrativo da Trombini. “Isso também se reflete em nossas operações, onde ganhamos com cinco cooperativas certificadas para realizar a coleta de materiais e apoiar pequenas cooperativas locais, fortalecendo a economia circular na cadeia da reciclagem.”
A companhia reforça seu compromisso com a sustentabilidade por meio de parcerias estratégicas, como a colaboração com a Cooperativa Paz e Bem em Caxias do Sul e o ponto de coleta Ecotenda em Farroupilha, que garantem a destinação e reciclagem adequadas de diversos materiais.
- Trombini investe em inovação e sustentabilidade no setor de embalagens para frutas, legumes e verduras
- Judite: lançamento de inteligência traz artificial integrado à telefonia
- Região Sul registra menor tentativa de fraude em compras online
- Rede de mercados autônomos adota SAP Business One
- Prime Control entra para o programa global de parceiros da SAP