Tecnologia de ponta em microscopia permite avanços em cirurgias neurológicas

Hospital Pilar, em Curitiba, totaliza mais de mil procedimentos com o uso da técnica. Médicos destacam a diminuição de riscos e a rápida recuperação como pontos de melhoria

As cirurgias robóticas se desenvolvem cada vez mais no Brasil, devido ao aumento no número de equipamentos tecnológicos utilizados nos hospitais do país. O Sistema de Visualização Robótica KINEVO 900, referência internacional em microscopia e tecnologias para a indústria médica, é utilizado no Hospital Pilar, em Curitiba, e após implementação em 2019, já totaliza mais de mil procedimentos cirúrgicos com o uso da técnica e uma frequência que já chegou a cinco cirurgias do tipo por semana.

O equipamento possui recursos avançados de imagem e navegação, que auxiliam principalmente em cirurgias cranianas e de coluna. Segundo a Associação Médica Brasileira (AMB), nos últimos cinco anos, foram realizados mais de 88 mil cirurgias robóticas no país, chegando a um aumento de cerca de 417% em comparação com o número de cirurgias realizadas na primeira década do uso de aparelhos robóticos.

De acordo com o neurocirurgião do Hospital Pilar, Luiz Roberto Aguiar, o KINEVO 900 é uma tecnologia que proporciona visão tridimensional, integração com a neuronavegação e sistema de fluorescência intraoperatória. “É uma técnica minimamente invasiva que utiliza pequenas incisões para inserir os instrumentos de corte e visualização no corpo do paciente. Além disso, esse método permite maior segurança de vida para o paciente e mais eficiência para o cirurgião”, explica.

O especialista comenta, ainda, sobre outros avanços que a tecnologia possibilita: “algumas das melhorias que a cirurgia robótica pode proporcionar são maior precisão, flexibilidade e controle dos instrumentos cirúrgicos, reduzindo o risco de lesões nos tecidos e órgãos; menor sangramento, dor, infecção e cicatrização, favorecendo uma recuperação mais rápida e confortável; menor tempo de internação e de afastamento das atividades cotidianas e maior acesso a áreas anatômicas de difícil abordagem, possibilitando a realização de cirurgias mais complexas e delicadas”, detalha Aguiar.

Em casos de utilização em cirurgias traumáticas, a condição crítica do paciente ao chegar ao pronto atendimento é um desafio adicional. Por isso, ter acesso a um dispositivo que fornece dados essenciais, agilidade e confiança aos médicos durante os procedimentos é crucial. Leo Ditzel Filho, neurocirurgião especializado em cirurgia da base do crânio do Hospital Pilar, destaca benefícios do KINEVO 900, como menor fadiga física para o cirurgião e menor debilidade para o paciente.

“O KINEVO 900 é uma avançada solução de microscopia médica que combina alta tecnologia e funcionalidades diversas em um único equipamento. Desenvolvido para proporcionar precisão, objetividade e redução do tempo de cirurgia, é uma ferramenta moderna e eficiente para cirurgiões”, conclui o médico.

Compartilhar