PUCPR, ExxonMobil e 4KST firmam parceria para pesquisa e desenvolvimento na área de Inteligência Artificial

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), por meio do Hotmilk Ecossistema de Inovação, a ExxonMobil, companhia de petróleo e gás, e a 4KST – Unlimited Vision, empresa que desenvolve soluções em machine learning e análise de dados, assinaram na última sexta-feira (01), um acordo que vai viabilizar o “Programa de Desenvolvimento de Sistema de Previsão de Demanda de Derivados de Petróleo Usando Técnicas de Aprendizagem de Máquina”.  

A pesquisa que será conduzido pela PUCPR buscará desenvolver modelos de previsão de vendas dos principais derivados de petróleo por unidades da federação, aplicando-se as mais recentes técnicas de Aprendizado de Máquinas considerando dados de vendas históricas das distribuidoras credenciadas na Agência Nacional do Petróleo, Gás, Natural e Biocombustíveis (ANP). Esta solução beneficiará distribuidores e consumidor final com a previsão assertiva da venda de derivados de petróleo e gás de acordo com a demanda e consumo em todas as partes do Brasil. Isso permitirá uma produção e fornecimento orientado pela demanda, garantindo a entrega antecipada e preços mais competitivos.  

“A assinatura desse convênio vem ao encontro do que buscamos como Universidade. A PUCPR completa este mês 65 anos e carrega no seu DNA e na sua história a inovação e o empreendedorismo. Somos uma Universidade que não se fecha nos muros do câmpus e coloca tudo aquilo que se pode oferecer como serviço para a sociedade”, comenta o reitor da PUCPR, Irmão Rogério Mateucci.  

Conduzido pelo Centro Integrado de Soluções em Inteligência Artificial (CISIA) da PUCPR, o projeto está no âmbito do programa de pesquisa e inovação PD&I intitulado “Desenvolvimento de Algoritmos e Modelos para Previsão de Valores a partir de Séries Temporais Univariadas e Multivariadas”, em parceria com a empresa 4KST, startup spin-off do centro de pesquisa da PUCPR e residente do Hub HOTMILK, Ecossistema de Inovação PUCPR. 

O projeto será conduzido por uma equipe de cinco professores e cinco estudantes de graduação, mestrado e pós-doutorado. A coordenação do projeto ficará sob o comando do professor Alceu de Souza Brito Junior e a previsão de conclusão da pesquisa é para o final do mês de fevereiro de 2025.  

Compartilhar