Primeira graduação em Mercado Financeiro do país será em Curitiba a partir de 2024

A FAE Centro Universitário vai lançar, em 2024, o primeiro bacharelado em Mercado Financeiro deste país. O profissional formado nesse curso vai desenvolver habilidades para atuar de forma estratégica em diferentes instituições do segmento, como os tradicionais bancos, corretoras, bolsas de valores, além de fintechs e assessorias de investimentos. A graduação também vai propiciar ao aluno a possibilidade de dupla diplomação em Ciências Contábeis. O novo curso já estará disponível no Vestibular de Verão, cujas inscrições iniciaram no dia 11 de setembro.

Os altos e baixos da economia afetam, de modo direto, a vida de todas as pessoas diariamente. Nesse mundo cada vez mais voltado ao planejamento financeiro e à tomada de decisões estratégicas, é preciso que haja profissionais preparados para atuar nessas áreas. Por isso, o novo curso de Mercado Financeiro vai fornecer um currículo inovador, com abordagem integradora entre finanças, tecnologia e pessoas, para estratégias de investimento inteligentes. A ideia é preparar o profissional integralmente para o mundo complexo e dinâmico das finanças.

O curso também é voltado à compreensão de ciclos e tendências econômicas globais, além de análise setorial e de valuation de empresas. Os conhecimentos serão aplicados no universo da economia, da contabilidade, dos investimentos, da análise financeira e da gestão de riscos. “A sólida formação em finanças aliada à perspectiva de pessoas garante que o profissional possa entregar planejamento e produtos financeiros que sejam adequados à trajetória de vida de cada cliente”, explica a coordenadora do curso, Alessandra Bichof.

A FAE integra o “saber-fazer” à medida que desenvolve em seus alunos a capacidade de atuar em equipes multiprofissionais. Por isso, a prática profissional vai estar presente no novo curso desde o primeiro ano, assim como em todos os outros. No novo curso de Mercado Financeiro, serão construídos projetos a cada semestre, com pesquisas e extensão que aliem o conteúdo à prática, além de permitir ao aluno experiências com a sociedade. A FAE dispõe, ainda, do Núcleo de Empregabilidade, por meio do qual os estudantes já estreitam vínculo com o mercado de trabalho, sem contar as parcerias com instituições estrangeiras e os programas de apoio à mobilidade estudantil do Núcleo de Relações Internacionais da FAE.

Relações Internacionais e Sistemas de Informação: outros cursos novos da FAE

Além do bacharelado em Mercado Financeiro, a FAE vai ofertar, em 2024, outros dois novos cursos de graduação, também disponíveis para inscrições no Vestibular de Verão: Relações Internacionais e Sistemas de Informação.

O curso de Relações Internacionais foi lançado no cenário crescente da globalização dos mercados. Nesse sentido, é preciso haver profissionais que compreendam as dinâmicas internacionais para expandir os negócios e estabelecer estratégias eficazes de atuação em diferentes contextos culturais e econômicos. Em vista disso, o curso de Relações Internacionais vai contar com abordagem multidisciplinar para desvendar os desafios da globalização, construir pontes entre as nações e transformar relações internacionais. “Esses profissionais têm papel indispensável tanto no desenvolvimento de políticas públicas quanto na formulação de estratégias para questões internacionais, no desenvolvimento do conhecimento sobre a cultura individual de uma nação e sua política, economia, governança, legislação, em empresas privadas, governamentais ou instituições do terceiro setor”, ressalta a coordenadora do curso, Simone Wiens.

A graduação em Relações Internacionais será integrada à inovação do curso de Negócios Internacionais. Ao seguir a trilha de disciplinas complementares, o aluno tem a oportunidade de conquistar a dupla diplomação, aumentando sua competitividade no mercado de trabalho. Além disso, a FAE é parceira de diversas universidades estrangeiras. Isso permite aos estudantes vivenciarem experiências interculturais durante a graduação por meio da mobilidade estudantil. As aulas serão ministradas em português, espanhol e inglês.

O novo curso de Sistemas de Informação da FAE, por sua vez, surge para atender à intensa demanda por profissionais qualificados neste segmento em constante crescimento no mundo: Tecnologia da Informação. “Com currículo equilibrado, projetos de impacto em todos os semestres e atividades de pesquisa e extensão, essa formação é voltada à gestão de projetos, pessoas e negócios”, ressalta o coordenador do curso, Marcelo Bardi. A graduação em Sistemas de Informação também vai oferecer a possibilidade de dupla diplomação em Administração.

Novo curso no campus São José dos Pinhais: Psicologia

O curso de Psicologia, já em funcionamento na FAE Centro, agora passa a compor a grade do campus São José dos Pinhais. A graduação é construída para atender às mais diversas áreas da Psicologia, como a jurídica, a neuropsicologia, a hospitalar e a de saúde coletiva, por meio de seu currículo, suas práticas pedagógicas e atividades de pesquisa e extensão. Além de atender – claro –, às áreas tradicionais, como atuação clínica, organizacional e escolar.

O psicólogo formado na FAE vai estar apto a planejar, instrumentalizar e propor estratégias para promover a saúde mental, a qualidade de vida e a transformação psicossocial. “A psicologia é a área que estuda o comportamento e as questões da individualidade do ser humano. O curso realiza um papel essencial no cuidado e na compreensão da saúde mental e emocional das pessoas. É fascinante”, relata a coordenadora do curso em São José dos Pinhais, Nelcy Finck.

O aluno de Psicologia tem a possibilidade de atuar em programas de iniciação científica, seminários (como o Psicociência) e congressos (como o Congresso Brasileiro de Psicologia). A FAE mantém igualmente a clínica-escola PsicoFAE, na qual alunos e professores prestam atendimentos à comunidade. O curso de Psicologia do campus de São José dos Pinhais conta com 40 vagas, nos períodos matutino e noturno.

Compartilhar