Perenidade das empresas familiares: desafios e estratégias

Por Leo Horta, sócio fundador da Maitreya consultoria

As empresas familiares geram 65% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e empregam 75% da força de trabalho, além de representarem 90% dos empreendimentos no Brasil, segundo estudo do Sebrae e IBGE. Nesta perspectiva, ressalto que o constante esforço e trabalho em prol da perenidade das empresas feito pelos acionistas garante a continuidade desse cenário.

Quando falamos das empresas familiares, um assunto que muitas delas enfrentam dificuldades é passar o comando da empresa para a próxima geração. Em meio aos desafios nesse processo de sucessão de gerações, muitas vezes há perdas de valor e resultado relevantes, além do desalinhamento do caminho estratégico da cia. Em casos mais graves, culminando com empresas, necessitando serem vendidas ou desaparecendo de alguma forma. Por isso, a busca pela longevidade é uma das grandes preocupações dos acionistas.

Destaco ainda que é essencial, para a perenidade e sucessão nas empresas, ter um eficiente modelo de gestão, um time preparado e coeso, além de uma estratégia assertiva, oficial e diferenciada. Avalio que uma empresa perene é aquela que consegue endereçar esses objetivos de forma eficaz, mantendo sua estratégia, crescendo estruturadamente, gerando lucros consistentes e garantindo sua existência no longo prazo.  

Pensar a perenidade de uma companhia é ter a “alma do negócio” estruturada e fortalecida para continuar entregando valor independente do tempo e se aprimorando nesse processo. Isso envolve sua capacidade de se adaptar às mudanças no ambiente empresarial, às demandas dos clientes, às inovações tecnológicas e aos desafios econômicos.

As principais estratégias que podem contribuir na direção da continuidade e o sucesso são: entender o DNA da companhia e a visão de futuro; planejamento estratégico; gestão eficaz de talentos; fortalecimento da marca; conectar o operacional ao estratégico; governança corporativa sólida; plano sucessório estruturado, assim como enfrentar diretamente as dificuldades e ineficiências da empresa. 

As empresas familiares têm como pontos fortes: profundo entendimento do mercado onde atuam e do negócio desenvolvido desde a sua fundação, visão de longo prazo, valores e cultura organizacional bem definidos, senso de urgência e agilidade na tomada de decisão, cultivo de relacionamentos de confiança e parceiros, comprometimento, lealdade, flexibilidade. A questão é: como todo esse valor será preservado e continuamente desenvolvido com o passar do tempo?

A longevidade das companhias familiares é um desafio complexo, mas alcançável. A adoção dessas estratégias mencionadas pode ajudar a garantir a continuidade dessas empresas, preservando seu propósito familiar e crescimento econômico. 

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