Fevereiro aponta queda na intenção de lançamentos da indústria brasileira

O Índice GS1 de Atividade Industrial, medido pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, indica que a indústria nacional não teve intenção de colocar novidades nas gôndolas do varejo ainda em fevereiro. Houve uma queda de 7,9% no comparativo livre de efeitos sazonais com o mês de janeiro de 2024. Além disso, o indicador mostrou redução de 1,8% quando comparado ao mesmo mês do ano passado. 
 


Porém, o índice acumula crescimento de 20,6% nos últimos 12 meses. “Os meses de janeiro e fevereiro são caracterizados por um comportamento desacelerado em comparação aos meses mais aquecidos do ano no segundo e no terceiro trimestre. Entretanto, a série histórica do índice indica que o lançamento de produtos neste mês de fevereiro deveria ter sido mais expressivo, já que apresenta resultados melhores que janeiro, fato que não ocorreu este ano”, esclarece Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. “Ainda assim, o acumulado nos últimos 12 meses permanece em patamares elevados, sendo o maior valor observado para o mês desde 2019.”
 

Índice por região do País
 


Setores em destaque
 


Entenda o índice

Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.

ORIGINAL – dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.
DESSAZONALIZADO – série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas).

O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial será divulgado:

o Todo 1º dia útil do mês

o Primeiro indicador antecedente de Indústria a ser divulgado

o Poder explicativo adicional – não direto – com significância estatística

o Relacionado com Inovação – portfólio de produtos das empresas

o Setores relacionados com CNAE – Divisão 10 a 33

o Número Índice (Base: média de 2012 = 100)

Compartilhar