Pesquisa “Antes da TI, a Estratégia” destaca oportunidades de carreira em áreas estratégicas de TI no Brasil
Com o mercado de tecnologia em constante transformação, as empresas estão redefinindo suas prioridades de investimento para 2025. Áreas como Inteligência Artificial (IA), Cibersegurança e Gestão de Dados lideram planos estratégicos na área, segundo o levantamento “Antes da TI, a Estratégia”, realizado pelo IT Forum. Paralelamente, a demanda crescente por profissionais especializados nessas áreas cria oportunidades significativas para quem busca ingressar ou se especializar no setor.
Vagas para áreas de cibersegurança devem ter alta demanda no próximo ano. Segundo a pesquisa, a contratação de especialistas em monitoramento de ameaças é prioridade para 53% das organizações, seguida pela adoção de soluções de inteligência de ameaças (45%) e de recuperação de desastres (33%).
Para Bruna Bomfim, gerente de estudos e pesquisas do IT Forum, o aumento de investimentos em segurança reflete a urgência em lidar com ameaças digitais crescentes. “Esse movimento é positivo, e pode ser complementado com capacitação interna, reduzindo a dependência de terceiros e fortalecendo a resiliência organizacional”, afirma.
Já a gestão de dados surge como outro pilar estratégico. Apesar de 88% das empresas já tratarem informações pessoais internamente, apenas 39% consideram a área de alta prioridade no momento. No entanto, 65% acreditam que nos próximos anos a gestão de dados estará entre os principais focos estratégicos. Isso amplia a necessidade de profissionais qualificados em governança, análise e proteção de dados.
No campo da IA, as perspectivas são promissoras para os experts da área, mas também desafiadoras. Atualmente, apenas 16% das empresas consideram a IA essencial para seus negócios. Esse número, contudo, deve triplicar nos próximos dois anos. Apesar do otimismo, 79% dos líderes de TI relatam dificuldades em gerenciar projetos de IA devido à escassez de profissionais qualificados, e 83% destacam a falta de alinhamento entre soluções oferecidas por fornecedores e as reais necessidades empresariais.
“O mercado está em um ponto de inflexão”, avalia Bruna. “O potencial transformador da IA é claro, mas alinhar tecnologia às pessoas é indispensável. O avanço dependerá da capacidade de integrar inovação com equipes preparadas e fornecedores alinhados”, conclui.
Com essas tendências, o setor de TI apresenta não apenas desafios, mas também um cenário repleto de oportunidades para profissionais que buscam atuar ou se especializar nas áreas mais demandadas.
*Para o estudo, foram entrevistados 308 líderes de TI.
- Pesquisa revela que líderes de PMEs do Sul enfrentam solidão na gestão
- Com foco em produtividade e flexibilidade, Bayer leva soluções centradas no cliente para o Show Rural Coopavel 2025
- KPMG: 78% dos CEOs de Tecnologia e Telecom devem priorizar investimentos em IA generativa
- Startup vai apresentar contribuição da tecnologia nacional de ressonância magnética para o setor produtivo brasileiro em evento da UFPR
- Logcomex anuncia 15 novas vagas para SDRs em Curitiba