Brasil concentra 40% dos investimentos em Data Centers na América Latina

País é o líder na região, posição que se consolida com a crescente dependência de serviços online e armazenamento de dados. Cenário faz da confiabilidade da infraestrutura de DCs uma prioridade para empresas e governos

O Brasil consolida de forma consistente sua posição de líder em investimentos em Data Centers (DCs) na América Latina, com a concentração de 40% dos aportes realizados na região. Observa-se nos últimos anos um expressivo aumento no número de empresas que buscam expandir e fortalecer em território brasileiro as suas operações por meio do estabelecimento de Data Centers de classe mundial.
 

Este mercado projeta crescimento de 15% ao ano nos próximos 7 anos O mercado nacional é avaliado em US$ 2,23 bilhões e estima-se que vai saltar para US$ 3,69 bilhões até 2027. Segundo levantamento da Arizton, empresa de pesquisa e inteligência de mercado com atuação mundial e sede na Irlanda.
 

Com a crescente dependência de serviços online e armazenamento de dados críticos, a confiabilidade da infraestrutura de Data Centers tornou-se uma prioridade crítica para empresas e governos. A Everest Digital, por exemplo, empresa do Grupo Soluti, detentora do mais moderno Data Center do Centro Oeste do Brasil e único Tier III, prioriza essa abordagem focada em segurança e disponibilidade.
 

“A infraestrutura segura e altamente disponível é a espinha dorsal de nossos serviços. Buscamos constantemente aprimorar nossos padrões de segurança e disponibilidade para atender às crescentes demandas de nossos clientes. As certificações internacionais que conquistamos ratificam a qualidade do nosso Data Center e nos apoiam nesse processo, afirma Gleysson Araújo, CEO da Everest Digital.
 

Em novembro (11/2023), a Everest Digital finalizou o ciclo de Certificação Tier III com a conquista do Selo de Operações, após um rigoroso processo de validação que atesta o mais alto padrão de nível de operação e qualidade de processos. Com o reconhecimento, tornou-se uma das quatro empresas de Data Center no Brasil a obter a Certificação de Projeto, Construção e Operação Tier III.
 

A infraestrutura e os serviços oferecidos pela Everest Digital se inserem em um mercado que abrange praticamente todos os setores da economia, desde o agronegócio, passando pela área de saúde, varejo, até mesmo empresas de Data Centers que se especializaram no serviço de colocation, e estabelecem parcerias para contar com os serviços oferecidos pela empresa.

Proteção dos dados

Eduardo Gomes, gerente de cibersegurança na TÜV Rheinland, empresa que atua na certificação assistida de infraestrutura de Data Centers, enfatiza a importância da certificação da infraestrutura: “A certificação assistida da infraestrutura dos Data Centers é essencial para evidenciar que foram implementadas medidas que permitem a continuidade dos negócios e a proteção dos dados. Atesta a confiabilidade e a integridade das instalações, garantindo que os sistemas estão em conformidade com requisitos estabelecidos em normas nacionais e internacionais.”
 

A ênfase na infraestrutura desses Data Centers, além de garantir a disponibilidade dos serviços críticos, também solidifica a reputação do Brasil como líder na América Latina em infraestrutura digital confiável e de alto desempenho, ressalta Eduardo Gomes. “À medida que o país mantém seu ritmo de crescimento no setor, o compromisso com a segurança e a certificação da infraestrutura permanecerá fundamental para sustentar essa liderança na região, avalia o gerente de cibersegurança na TÜV Rheinland. 

Compartilhar