70% das receitas da Oracle América Latina vêm de serviços em nuvem

A Oracle, um dos principais provedores de serviços em nuvem do mundo, está comemorando 35 anos de operação na América Latina. Durante esse tempo, a empresa fez uma presença significativa na região, fornecendo soluções de tecnologia de ponta que transformaram as empresas e a maneira como as organizações fazem negócios.

Nos últimos anos a empresa se consolidou no mercado de nuvem, com 70% de seu faturamento e quase 8 mil clientes na região provenientes desse tipo de serviço, mas o caminho até aqui significou uma reinvenção completa de seus negócios, o que exigiu não só uma grande mudança na tecnologia, mas também na forma como vendem. Eles atualizam os produtos e como eles trabalham com os clientes.

“Estamos vivendo o melhor momento de nossa história, avançando rapidamente e ajudando nossos mais de 8.000 clientes de soluções de gestão empresarial e infraestrutura em seu desafio de transformação. E nós também fomos transformados. Nos últimos anos, fizemos com sucesso a transição de uma empresa de produtos para uma empresa de serviços que coloca o cliente no centro de tudo o que fazemos”, disse Luiz Meisler, vice-presidente executivo da Oracle América Latina.

Hoje, a Oracle é o único fornecedor de tecnologia que tem tudo – infraestrutura, banco de dados, aplicativos e soluções específicas do setor – que os clientes precisam para expandir seus negócios e ter sucesso em qualquer clima econômico.

Além disso, o compromisso da empresa com o desenvolvimento da região se materializou em investimentos em projetos de grande porte, implantando na América Latina seu plano de expansão Cloud Regions para atender à demanda de usuários da nuvem Oracle em diferentes mercados. É assim que a empresa tem atualmente um total de 45 regiões de nuvem comercial ou governamental espalhadas pelos cinco continentes, das quais quatro estão operacionais na Colômbia, Chile, México e Brasil, e outras três serão inauguradas nos próximos meses.

Com esse forte investimento em regiões de nuvem, a Oracle projeta um crescimento contínuo na América Latina e estabeleceu a meta de atingir impressionantes 90% de sua receita de serviços em nuvem até 2025. Essa projeção ambiciosa reflete a confiança da Oracle na demanda contínua por soluções em nuvem na região e sua capacidade de atender às necessidades dos clientes, entre os quais estão reconhecidos grupos empresariais como Grupo Bimbo, Mercado Livre, Sura, Claro e TIM, entre outros.

“Estamos fazendo as coisas direito. A contribuição da América Latina para os negócios globais da Oracle está crescendo. Não tenho dúvidas de que, até 2024, chegaremos a 90% de nossas receitas em serviços em nuvem”, disse Luiz Meisler, vice-presidente executivo da Oracle América Latina.

E o que vem depois?
O investimento constante em inovação e desenvolvimento de produtos, bem como o foco em oferecer soluções customizadas e adaptadas às necessidades específicas de cada setor, têm sido fatores fundamentais para o sucesso da Oracle na América Latina, mas a empresa já pensa em sua estratégia para os próximos anos.

A IA veio para revolucionar a indústria. De fato, o International Market Analysis Research and Consulting Group (IMARC), um dos principais consultores em estratégia de gestão e pesquisa de mercado globalmente, informou que o tamanho do mercado de inteligência artificial da América Latina atingiu US$ 2,9 bilhões em 2022. Olhando para o futuro, o IMARC Group espera que o mercado atinja US$ 13,3 bilhões em 2028, exibindo uma taxa de crescimento (CAGR) de 27,4% durante 2023-2028.

A aposta da Oracle vai nesse sentido, com uma estratégia para mais uma vez acompanhar as empresas a resolverem os seus problemas mais complexos e desafiantes, desta vez aproveitando o potencial da IA.

Os recursos de IA não são novos para a Oracle. Por anos, a empresa incorporou IA e aprendizado de máquina em sua infraestrutura e aplicativos. No entanto, seus anúncios mais recentes e o que está por vir nessa matéria deixam o mercado expectante. Algumas dessas inovações têm sido associadas à IA generativa, onde aplicações marcantes desse tipo têm sido vistas nos últimos tempos, mas onde ninguém está visando as necessidades específicas das organizações com essa tecnologia.

Nessa linha, nos últimos tempos, destacam-se suas novas alianças com empresas como Cohere e Nvidia, com as quais os clientes Oracle terão alta disponibilidade para aproveitar todos os benefícios dessas ferramentas, automatizar processos e reduzir tarefas operacionais, além de poderem desenvolver seus próprios modelos de Inteligência Artificial com recursos de OCI.

Os próximos passos da empresa são, sem dúvida, nessa direção e espera-se que ela faça anúncios sobre novos serviços em seu evento anual Oracle Cloud World, que será realizado entre os dias 18 e 21 de setembro em Las Vegas reunindo clientes, executivos, analistas de imprensa e parceiros do setor.

As sessões do evento estarão disponíveis de forma digital e 100% gratuita. Inscreva-se aqui.

Compartilhar