A Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) mostra que o varejo paranaense cresceu 0,66% no acumulado até julho. Apesar de positivo, este é o menor percentual para o período desde 2020, auge da pandemia de Covid-19. Mesmo com expansão modesta no acumulado do ano, a tendência é que o segundo semestre feche com crescimento mais expressivo, em função das datas comemorativas, sobretudo o Natal, e a injeção do 13º salário.
Registraram aumento de vendas no acumulado de janeiro a julho as concessionárias de veículos (9,36%), autopeças (4,1%), supermercados (3,63%) e livrarias e papelarias (1,04%). Por outro lado, os setores com menor faturamento no período foram farmácias (-7,91%), vestuário e tecidos (-7,23%) e materiais de construção (-6,97%).
Na variação mensal, o movimento de julho foi 2,98% inferior a junho, especialmente nas lojas de departamentos, que apresentaram retração de 25,63%.
Na comparação com julho de 2022, o comércio do estado teve vendas 0,77% menores, sobretudo em combustíveis (-17,06%) e nas lojas de departamentos (-16,9%).
Análise regional
As regiões de Ponta Grossa e Sudoeste foram as que mais se sobressaíram no acumulado até julho, com elevação de 3,21% nas vendas. Em Curitiba e Região Metropolitana houve alta de 2,66% e em Maringá de 1,32%. Já o comércio de Londrina apresentou queda de 2,63%, bem com o da Região Oeste, com redução de 2,5%.