O Pequeno Príncipe, maior e mais completo hospital pediátrico do país e também referência nacional em saúde infantojuvenil de alta e média complexidade, celebra um marco histórico ao ser reconhecido pelo Ministério da Saúde como Hospital de Excelência, a partir do processo de certificação no âmbito da avaliação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Esse título coloca a instituição ao lado de outros renomados hospitais, como Albert Einstein, Sírio-Libanês, HCor e Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa, Moinhos de Vento e AC Camargo.
Em 105 anos de dedicação à saúde de crianças e adolescentes, o Hospital Pequeno Príncipe se destaca como o único hospital exclusivamente pediátrico do Brasil e o primeiro do Paraná a receber o reconhecimento. A certificação atestou o cumprimento de 91 requisitos, em diferentes categorias: gerais do desempenho do hospital; pesquisas de interesse público em saúde; capacitação de recursos humanos; e desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde. O alcance dessa certificação de excelência é um requisito para renovação ou inclusão no Proadi.
A conquista é resultado do trabalho coletivo de todos os médicos e colaboradores e do comprometimento com a missão de transformar vidas por meio da saúde. “Este reconhecimento é também a validação de uma trajetória construída com amor, dedicação e muito trabalho de várias gerações desde 1919”, afirma o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro. “Para nós, é um grande orgulho sermos reconhecidos em padrões de qualidade em grupo tão seleto como o de hospitais de excelência e sermos o primeiro hospital do Paraná a cumprir todos os critérios da avaliação. Estamos energizados para continuar fazendo mais e melhor pelas nossas crianças”, complementa.
Além do reconhecimento nacional, o Hospital Pequeno Príncipe também é destaque internacional, figurando, pelo quarto ano consecutivo, na lista da revista Newsweek dos 250 melhores hospitais especializados do mundo e como o melhor exclusivamente pediátrico da América Latina. A instituição destina 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS) e só em 2024 realizou mais de 240 mil atendimentos ambulatoriais, 20 mil cirurgias e 293 transplantes.
Essa certificação é um reflexo do esforço diário de todos que compõem o Hospital, que também reafirma o compromisso com a melhoria contínua, o cuidado humanizado, a inovação e a excelência no tratamento pediátrico. “Temos muito orgulho em participar do SUS e da saúde suplementar, e chegar neste nível de qualidade para todos que precisam dos nossos serviços”, ressalta Carneiro.
- Pequeno Príncipe é reconhecido pelo Ministério da Saúde como Hospital de Excelência
- SAP oferece cursos gratuitos e online para formação de novos talentos na América Latina
- Lactec inaugura eletroposto em Curitiba com tecnologia própria e preços competitivos
- 3 descobertas relevantes para o Brasil aprendidas no Vale do Silício
- CCR PRVias abre 118 vagas para contratação de operadores de pedágio