Municípios paranaenses buscam soluções tecnológicas adotadas por Curitiba

As soluções tecnológicas integradas pelo Instituto Curitiba de Informática podem ajudar a melhorar a gestão de importantes municípios do Paraná. Prefeitos e servidores de Londrina, Maringá, São José dos Pinhais e Araucária visitaram o ICI, recentemente, para conhecer as ferramentas que garantem eficiência para a administração da capital do Paraná.

O prefeito de Londrina Alexandre Kireeff foi recebido pelo diretor-presidente do ICI Luís Mário Luchetta e contou que a Prefeitura está “vivendo um momento de reorganização”. “Viemos ao ICI pela referência que o mesmo tem em prestação de serviços”, disse o prefeito. “Estamos em busca de novas tecnologias para a gestão do nosso município.” Um grupo de gestores do município de Londrina fez uma nova visita ao ICI para conhecer as soluções que podem ser utilizadas pelo município.

Uma equipe de Maringá conheceu a solução de gestão educacional que funciona na Prefeitura de Curitiba. Desde matrícula, até alocação de professores, formação de turma, boletim e histórico escolar, tudo é gerenciado pelo sistema. Em Curitiba, foram administrados os dados de mais de 142 mil alunos e 378 unidades escolares em 2013.Segundo a gerente Rosemar Romão, a visita ao ICI foi “muito interessante”. “Estamos buscando um sistema que atenda nossas necessidades, por isso viemos conhecer a experiência de Curitiba”, comentou. Para Rosemar, o que chamou a atenção foram as integrações, como a comunicação com o censo escolar.

São José dos Pinhais e Araucária buscam serviço de atendimento ao cidadão. O secretário de planejamento e desenvolvimento econômico de São José dos Pinhais Rafael Rueda Muhlmann esteve acompanhado de alguns membros de sua pasta para conhecer o ICI e a Central 156, solução de atendimento ao cidadão implantada pelo Instituto na Prefeitura de Curitiba. Segundo o secretário , o grupo esteve no ICI porque “o Instituto é referência em soluções de gestão pública e o 156 é um dos serviços de atendimento mais eficientes do País”.

O ICI também recebeu, no início do ano, a visita do vice-prefeito de Araucária, Rui Souza e do secretário de Planejamento da cidade, Fábio Alceu Fernandes para uma apresentação da Central 156. O vice-prefeito ficou impressionado com o que viu: “Gostei muito e gostaria que mais prefeitos conhecessem o ICI.” “No dia a dia enfrentamos muitas dificuldades, eu vi nessas soluções a oportunidade de facilitar nossa gestão”, declarou Rui Souza.

A Central de Atendimento e Informações 156 da Prefeitura de Curitiba completou 30 anos de existência em fevereiro. O serviço é operacionalizado pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI), que o mantém em funcionamento 24 horas, todos os dias da semana. O modelo é constantemente procurado por gestores de outros municípios, que vêm até Curitiba e ao ICI para conhecer o funcionamento do call center. O sistema já foi reproduzido em Vitória (ES), Paranaguá (PR), São José dos Campos e Osasco (SP). Diariamente, são realizados mais de 6 mil atendimentos, dentre ligações telefônicas, requisições pela internet e ferramenta de chat (bate papo em tempo real). Só em 2013 foram 2.264.490 contatos feitos.

O diretor-presidente do ICI, Luís Mário Luchetta, atribui o sucesso da Central 156 às atuações do ICI e da Prefeitura: “É um canal estabelecido graças à credibilidade transmitida pelo atendimento preciso e ininterrupto do ICI e o retorno da Prefeitura de Curitiba com o cumprimento das solicitações dos cidadãos.” Para o presidente, “a Central 156 efetivamente aproxima a população e a administração pública municipal”.

Compartilhar