IBM lança seus computadores quânticos mais avançados até o momento

A IBM acaba de anunciar a disponibilidade de seus computadores quânticos mais avançados até o momento. Melhorias de hardware e software permitem que os usuários alcancem novos níveis recordes de velocidade, escala e precisão computacional para executar algoritmos complexos em sistemas quânticos.

O sistema quântico, baseado no IBM Quantum Heron, agora pode retornar resultados precisos em circuitos quânticos com 5.000 operações de ‘gate’ (etapas em um cálculo quântico complexo):

  • Este é um marco fundamental no plano da IBM enquanto avança em escala, qualidade e velocidade dos computadores quânticos, e à medida que a sua rede de mais de 250 empresas globais, instituições de pesquisa, universidades e startups progridem em direção à vantagem quântica: o ponto em que um computador quântico pode resolver um problema melhor do que qualquer método clássico.
     
  • Alcançar esse limite leva os computadores quânticos muito além das possibilidades da simulação clássica da “força bruta”.
     
  • Por exemplo, expande a capacidade dos usuarios de obter resultados precisos de circuitos quânticos com quase o dobro do tamanho da demonstração de 2023 e permite que esta experiência seja executada até 50 vezes mais rápida num período de tempo mais curto, de 112 horas para 2,2 horas.
     
  • Os usuários agora podem utilizar esses recursos para expandir explorações com o uso de computadores quânticos e abordar problemas científicos em materiais, química, ciências biológicas, física de altas energias e muito mais.

“Os avanços em nosso hardware e Qiskit permitem que nossos usuários criem novos algoritmos que combinam recursos de supercomputação quântica e clássica para aproveitar os respectivos pontos fortes”, diz Jay Gambetta, vice-presidente da IBM Quantum. “À medida que avançamos em nosso plano em direção aos sistemas quânticos de correção de erros, os algoritmos descobertos serão fundamentais em todos os setores para concretizar o potencial de resolução de novos problemas realizados por meio da convergência de QPUs, CPUs e GPUs.”

Além disso, a plataforma IBM Quantum está expandindo opções com novos serviços da Qiskit, como recursos generativos baseados em IA e software de parceiros IBM, permitindo que uma rede crescente de especialistas em todos os setores construa algoritmos de próxima geração para pesquisa científica.

Este é um passo monumental em direção à vantagem que a IBM oferece ao aumentar as capacidades dos computadores quânticos atuais. Agora disponíveis na nuvem, esses avanços serão fundamentais para dimensionar problemas complexos e relevantes para o setor em futuros sistemas de correção de erros, que a IBM pretende entregar em 2029.

Compartilhar