Globant aponta 5 tendências que unem tecnologia e criatividade

Empresa gera insights inovadores que abrangem liderança, IA, engajamento do cliente e cultura de marketing baseado em tendências discutidas durante o Cannes Lions, que foi realizado em junho, na França
 

O Cannes Lions 2024, realizado em junho em Cannes, na França, foi palco para a discussão de algumas tendências que foram definidas pelos executivos da Globant GUT, primeira network criativa reinventada pela tecnologia, como insights que estão remodelando estratégias de engajamento com o cliente, assim como da cultura de marketing nas agências do mundo todo.
 

Essas novidades, elencadas abaixo, destacam como a Inteligência Artificial (IA) e a liderança criativa estão se tornando cada vez mais fundamentais no desenvolvimento de projetos e campanhas de marketing eficazes. Explorar essas tendências, portanto, não é apenas importante para profissionais da área, mas essencial para qualquer líder que busca manter-se à frente no mercado competitivo atual.

  1. Redefinindo fronteiras na era da Inteligência Artificial

    Na era da IA, os diretores de marketing enfrentam desafios e oportunidades sem precedentes. Isso porque o papel desses líderes vai além das estratégias tradicionais, uma vez que eles precisam integrar tecnologias emergentes com a cultura de marketing e, dessa forma, alcançar os objetivos da empresa que atendam às necessidades dos clientes.

    A meta desses profissionais é aumentar a colaboração entre departamentos, gerar novas ideias e avançar o trabalho em equipe para criar campanhas que realmente alcancem o público e dêem às marcas uma vantagem extra em relação à concorrência.
     
  2. Criatividade desbloqueada: a jornada da GenAI para a excelência em marketing

    Ao desbloquear novas formas de criatividade, a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) permite que equipes de marketing desenvolvam campanhas mais inovadoras e eficazes, aprimorando a qualidade do conteúdo, além de produzir e melhorar o engajamento com o cliente ao oferecer experiências personalizadas e relevantes.

    Por meio dessa estratégia, líderes do mundo todo estão aumentando a lucratividade, ao mesmo tempo que ampliam o valor da entrega. Esse impacto transformador da IA está solidificando ainda mais a influência nos processos criativos, transformando-se numa força invisível essencial que melhora e agiliza todos os aspectos do marketing.
     
  3. Fusão cultural: transformando as experiências das marcas

    Para se conectar com um grande público e aumentar a presença da marca de maneira efetiva, as empresas devem aproveitar todas as ondas culturais com a participação de grandes eventos, como disputas esportivas ou espetáculos globais. Contudo, não se trata apenas de conseguir mais atenção nessas oportunidades, mas também fazer conexões genuínas explorando a vibração e os valores do evento.

    Seja patrocinando, lançando campanhas ou criando conteúdo, as marcas podem aumentar a visibilidade e fortalecer os laços com seu público. Dessa forma, empresas que adotarem essa abordagem aumentarão rapidamente o envolvimento do público.
     
  4. Agentes virtuais de IA: revolucionando o envolvimento do cliente

    Orientados pela IA, agentes virtuais estão em constante avanço, ampliando os serviços de atendimento ao cliente por meio de interações e automações mais complexas e sendo incorporados a todos os tipos de processos corporativos. Além disso, eles são capazes de processar transações, fornecer recomendações personalizadas e gerenciar cadeias de suprimentos.

    Com acesso à análise de dados e à tomada de decisões em tempo real, esse recurso pode reagir mais rapidamente às mudanças do mercado, ajustar operações e oferecer experiências personalizadas. À medida que a IA avança, esses sistemas se tornam cada vez mais inteligentes e autônomos, proporcionando às empresas uma grande vantagem competitiva.
     
  5. Dados criativos: estimulando o engajamento do consumidor

    No atual contexto corporativo, é fundamental dominar a inovação com estratégias de dados criativos e personalização para estabelecer conexões profundas com os consumidores. Marcas que conseguem combinar perfeitamente análise de dados, pensamento criativo e tecnologia de ponta podem criar mensagens e experiências que ressoem de maneira mais íntima entre os consumidores.

    Com a leitura correta dos dados, as marcas podem antecipar necessidades, preferências e comportamentos para criar campanhas de marketing personalizadas, feitas sob medida para cada cliente. Portanto, as marcas que aplicam dados criativos de forma inteligente vão criar conexões profundas com os clientes, além de estimular o crescimento e os lucros a longo prazo.

    De acordo com Wanda Weigert, diretora de marca da Globant GUT, para os líderes de marketing, o imperativo é simples: os consumidores de hoje esperam que as marcas priorizem um melhor envolvimento com eles, ao invés de estratégias intrusivas, com o objetivo de criar relacionamentos duradouros e baseados na confiança. “Os CMOs devem, portanto, liderar com compromisso e práticas éticas de IA, integrando dados em CRM, DXP e plataformas analíticas para aprimorar as percepções do consumidor e impulsionar interações significativas”, explica Wanda.
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