Cidade vem sendo palco de diversos eventos culturais e musicais, recebendo cada vez mais artistas internacionais e nacionais. Até o final de 2025, nomes como Billy Idol e Guns N’ Roses passarão pela capital
Com o desejo de viver experiências únicas e ver o show de seus ídolos, cresce entre os viajantes a busca por roteiros com shows, festivais e apresentações musicais. Essa motivação deu início à tendência mundial chamada de gig tripping. O termo, que une as palavras gig (show) e tripping (viajar), já ocorre em diversos países — e o Brasil entrou na lista, de acordo com o Ministério do Turismo.
Durante os primeiros oito meses de 2025, o Paraná recebeu cerca de 764.638 visitantes estrangeiros, um aumento de 23% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 621.705 viajantes. A Embratur e o Ministério do Turismo afirmam que há uma crescente atratividade dos destinos paranaenses, que em agosto de 2025 receberam 53.931 turistas internacionais. No ranking nacional de destinos que mais recebem pessoas de outros países, o Paraná ocupa a quarta posição, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, seguido por Santa Catarina e Bahia.
Curitiba também vive um aquecimento no setor turístico, com o lazer sendo o principal motivo das viagens à cidade, ultrapassando os negócios. De acordo com a Pesquisa de Demanda Turística de 2024, publicada em agosto de 2025 pelo Instituto Municipal de Turismo, 33,3% dos viajantes vieram para descansar, realizar atividades de lazer e passear, enquanto 24% viajaram a negócios.
Essa motivação está relacionada às atrações musicais que já ocorreram e ainda estão por vir. Em 2025, Curitiba já recebeu 36 shows de grande porte e ainda contará com apresentações de Luan Santana, Billy Idol, Music Festival AVIVA e Universo Alegria entre outubro e dezembro — todos na Arena da Baixada. Além disso, a Pedreira Paulo Leminski está sendo preparada para receber o show do Guns N’ Roses.
Com as cidades brasileiras recebendo cada vez mais eventos nacionais e internacionais, o setor de hospedagem espera um aumento no fluxo de turistas. O diretor do hotel NH Collection Curitiba, Antonio Albuquerque, destaca que, no mês de setembro, o hotel teve um crescimento de 11% de hóspedes alinhados à tendência de gig tripping, que viajaram por conta das performances internacionais realizadas em Curitiba. “Nossa taxa média de ocupação em dias de show é de 85%. Normalmente, os check-ins ocorrem no dia do evento e os check-outs, um dia depois. Dessa forma, é possível determinar uma média de quartos que serão reservados e o tempo médio de permanência, o que permite uma organização antecipada para atender à alta demanda.”
Curitiba encerrará sua agenda cultural de 2025 com um espetáculo para toda a família: o show Disney Celebra: Um Natal Inesquecível, que ocorrerá de 16 a 23 de dezembro. O projeto conta com três momentos especiais — show ao vivo, Disney+ Open Air (sessão de filme gratuita ao ar livre) e Parque Mágico (atrações e ativações) —, além da maior árvore de Natal da história curitibana. O evento reunirá mais de 30 artistas em cena, trilha sonora original e figurinos especialmente criados para a ocasião, afirma o site Disney Celebra.
“Com festas de fim de ano para toda a família, temos uma estimativa de um aumento de 15% na ocupação durante o mês de dezembro, em relação ao ano passado”, complementa Antônio.