Hydronorth, com fábrica em Cambé; Tintas Alessi, com fábrica em Mandirituba; Vinicolor (Ciacollor), com fábrica em Maringá; Dacar, com fábrica em São José dos Pinhais; Induscril, com fábrica em Pinhais e Grafftex, com fábrica em Londrina: essas são as empresas do estado do Paraná que fazem parte do Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias (PSQ), iniciativa que completa 20 anos em setembro de 2022 e que promoveu uma grande transformação no mercado como um todo.
Graças ao programa, coordenado pela Abrafati – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas, o Brasil produzirá este ano mais de 1,3 bilhão de litros de tintas imobiliárias com qualidade reconhecida – o que representa cerca de 90% do volume total vendido no país.
Hoje, o consumidor que compra uma tinta qualificada pelo PSQ tem a garantia de atendimento ao que está definido nas normas técnicas em relação a fatores como poder de cobertura, rendimento e resistência à limpeza. O mesmo vale para todos os demais públicos que compram, vendem, recomendam e utilizam as tintas: construtoras, empresas de reformas, revendedores, arquitetos, decoradores, pintores etc.
Para saber quais são as tintas que podem ser compradas com segurança, basta acessar a plataforma Tinta de Qualidade, para verificar se a marca escolhida é de qualidade ou não: www.tintadequalidade.com.br.
Usar tintas não conformes (ou seja, as que não atendem às especificações estabelecidas nas normas técnicas) traz muita dor de cabeça: elas exigem mais demãos na hora de pintar, têm menor durabilidade, não apresentam bom desempenho diante das intempéries (chuva, vento) e resistem mal às limpezas das paredes onde estão aplicadas. Com elas, o consumidor a obtém um resultado pior.
Saiba mais sobre o Programa
O PSQ – Tintas Imobiliárias integra o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Governo Federal, que visa melhorar a qualidade e modernizar os produtos do setor da construção civil.
O programa atesta a qualidade das tintas no mercado brasileiro por meio de análises trimestrais de produtos com base nas normas de especificação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Os resultados das análises são públicos e podem ser encontrados na página oficial do PBQP-H (https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/habitacao/pbqp-h) e também no site www.tintadequalidade.com.br, desenvolvido pela Abrafati.
Verificando a qualidade das tintas imobiliárias por meio de análises com base nas normas técnicas da ABNT, nestas duas décadas de existência o PSQ mudou o panorama do mercado, contribuindo para a isonomia competitiva, o incentivo à inovação e o consequente aprimoramento dos produtos, além da proteção ao consumidor.
Com a sua consistência técnica e coerência de propósitos, o programa obteve crescente reconhecimento, o que fez com que a qualidade das tintas entrasse definitivamente na agenda dos fabricantes de tintas e dos fornecedores de matérias-primas, assim como de revendedores, especificadores, compradores, construtores, arquitetos, pintores e outros públicos, incluindo os usuários finais. Da mesma forma, o governo e órgãos de defesa do consumidor passaram a utilizá-lo como referência.
Atualmente, 45 fabricantes de tintas fazem parte do PSQ, que é um programa aberto a todas as empresas interessadas, não sendo necessário ser membro da Abrafati (a maioria dos participantes, inclusive, é de empresas não associadas). O único pré-requisito para participar é produzir tintas em conformidade com as normas técnicas.
Os participantes são empresas de todos os portes (grandes, médias e pequenas), atuantes em todas as 5 regiões do Brasil (possuem unidades fabris em 16 estados), o que permite a qualquer pessoa ter acesso a tintas com qualidade reconhecida.
Sobre o processo de análise e qualificação
As auditorias do PSQ de Tintas Imobiliárias são realizadas pela Tesis, empresa independente credenciada pela Coordenação Geral do PBQP-H e acreditada como entidade gestora técnica de programas setoriais de qualidade.
Os produtos analisados são as tintas imobiliárias látex foscas, semibrilho, acetinadas e semiacetinadas (nas categorias Econômica, Standard, Premium e Super Premium), massas niveladoras, esmaltes sintéticos (Standard e Premium), tintas a óleo e vernizes de uso interior.
Todas as amostras são coletadas em unidades fabris e em revendas do varejo e avaliadas no Laboratório de Tintas Imobiliárias do Senai Mario Amato (responsável pelos ensaios de desempenho).
Com os resultados desses ensaios, são emitidos trimestralmente a lista de fabricantes qualificados (empresas participantes do programa que tenham um histórico positivo de análises e mantenham constante a conformidade de todas as marcas de tintas produzidas em todas as suas unidades fabris) e a relação de empresas e marcas que estão fora da conformidade (são aquelas que fabricam sistematicamente produtos que não atendem às especificações das normas técnicas), permitindo um retrato fiel e sempre atualizado do mercado.