Estudo de Oportunidades em IA da IDC 2024: as cinco principais tendências de IA a serem observadas

Em 2024, a IA generativa surgiu como um impulsionador para resultados de negócios em todos os setores. Essa nova geração de IA já está tendo um impacto incrível em nosso mundo, mas empresas e setores estão apenas arranhando a superfície do que é possível, à medida que continuam a desenvolver novos casos de uso em todas as funções e atividades. 

Para ajudar a orientar as organizações em sua jornada de transformação de IA, a Microsoft recentemente encomendou um novo estudo por meio da IDC, The Business Opportunity of AI . As descobertas da IDC mostram que quando as organizações realmente se comprometem e investem em IA, o potencial de retorno sobre o investimento (ROI) cresce significativamente. 

De acordo com a IDC, as descobertas do estudo refletem um ponto de inflexão à medida que a IA ganha força em todos os setores. Conforme as empresas em todo o mundo se aprofundam na IA, os clientes da Microsoft continuam a implantar novas soluções inovadoras e a descobrir como ferramentas como o Copilot podem transformar seu trabalho diário. 

Em telecomunicações, a Lumen Technologies estima que o Copilot está economizando aos vendedores uma média de quatro horas por semana, o que equivale a US$ 50 milhões anualmente. Na área da saúde, os médicos do Chi Mei Medical Center agora gastam 15 minutos em vez de uma hora escrevendo relatórios médicos, e os enfermeiros podem documentar informações do paciente em menos de cinco minutos. Os farmacêuticos podem dobrar o número de pacientes que atendem por dia. No varejo, os modelos de IA ajudam a Coles a prever o fluxo de 20 mil unidades de manutenção de estoque para 850 lojas com precisão notável, gerando 1,6 bilhão de previsões diariamente. 

As 5 principais tendências de IA para 2024 da IDC 

As descobertas da IDC se alinham com o que a Microsoft está vendo enquanto trabalhamos com empresas de todos os setores para implementar IA. Destacamos mais de 200 de nossas principais histórias de clientes de IA para demonstrar como a IA está gerando impacto hoje. É possível conferir as principais tendências que estamos vendo no estudo da IDC e o impacto dessas tendências nas organizações que trabalham com IA hoje. 

#1 A produtividade aprimorada se tornou uma aposta segura. A produtividade dos funcionários é o resultado comercial número 1 que as empresas estão tentando alcançar com a IA. O estudo mostra que 92% dos usuários de IA pesquisados estão usando IA para produtividade, e 43% dizem que os casos de uso de produtividade forneceram o maior ROI. Embora a produtividade seja a meta principal, os casos de uso de IA generativa que estão logo atrás incluem engajamento do cliente, crescimento da receita, gerenciamento de custos e inovação de produtos ou serviços — e quase metade das empresas pesquisadas espera que a IA tenha um alto grau de impacto em todas essas áreas nos próximos 24 meses. 

Visão geral do cliente: 

Na agência global de marketing e publicidade Dentsu, os funcionários estão economizando de 15 a 30 minutos por dia usando o Copilot para tarefas como resumir bate-papos, gerar apresentações e criar resumos executivos. 

“A Copilot transformou a maneira como entregamos conceitos criativos aos nossos clientes, permitindo colaboração em tempo real. Agilidade, segurança e exclusividade são cruciais, mas nossa meta é liderar essa transformação em toda a empresa, de cima a baixo.” 

— Takuya Kodama, gerente de estratégia de negócios da Dentsu 

#2 As empresas estão gravitando para soluções de IA mais avançadas. Nos próximos 24 meses, mais empresas esperam construir soluções de IA personalizadas adaptadas diretamente às necessidades da indústria e aos processos de negócios, incluindo copilotos personalizados e agentes de IA. Isso mostra uma maturidade crescente na fluência em IA à medida que as empresas percebem o valor de casos de uso prontos e expandem para cenários mais avançados. 

Visão geral do cliente: 

A Siemens desenvolveu o Siemens Industrial Copilot, que aliviou os desafios causados pela crescente complexidade e escassez de mão de obra para dezenas de clientes em diferentes setores. 

“Em plena apreciação do potencial transformacional da IA Generatia, é importante lembrar que a produção não tem um botão ‘desfazer’. É preciso diligência e esforço para amadurecer a IA para qualidade de nível industrial. O Siemens Industrial Copilot for Engineering alivia significativamente a carga de trabalho de nossos clientes e aborda os desafios urgentes da escassez de habilidades e da crescente complexidade na automação industrial. Esta solução alimentada por IA é uma virada de jogo para nossa indústria, com mais de 50 clientes a usando para aumentar a eficiência e lidar com a escassez de mão de obra.” 

— Boris Scharinger, estrategista de IA da Siemens Digital Industries 

#3 A adoção e o valor da IA generativa estão crescendo em todos os setores. Embora seja relativamente nova no mercado, a adoção da IA generativa está se expandindo rapidamente — 75% dos entrevistados relatam uso atual acima dos 55% em 2023. O ROI da IA generativa é mais alto em Serviços Financeiros, seguido por Mídia e Telecomunicações, Mobilidade, Varejo e Bens de Consumo Embalados, Energia, Manufatura, Saúde e Educação. No geral, a IA generativa está gerando maior ROI em todos os setores. 

Visão geral do cliente: 

A Providence aproveitou a IA para ampliar e aprimorar o atendimento ao paciente, otimizar processos e fluxos de trabalho e melhorar a eficácia dos cuidadores. 

“Seja fazendo parcerias com organizações na vanguarda dessa tecnologia — como a Microsoft — e criando soluções personalizadas por meio do Azure OpenAI Service, avançando a pesquisa clínica para ajudar pacientes com câncer a receber tratamentos personalizados e precisos mais rapidamente, ou ‘apertando o botão fácil’ e adotando tecnologias estabelecidas como o Microsoft 365 Copilot ou o DAX Copilot, nós nos mantivemos na vanguarda dessa revolução tecnológica. Por exemplo, os médicos que usam o DAX Copilot economizam uma média de 5,33 minutos por visita, e 80% dos médicos relataram menor carga cognitiva após usar o DAX Copilot.” 

— Sarah Váezy, vice-presidente executiva, diretora de estratégia e digital da Providence 

#4 Líderes de IA estão vendo maiores retornos e inovação acelerada. Enquanto empresas que usam IA generativa estão tendo uma média de $3,7x ROI, os principais líderes que usam IA generativa estão percebendo retornos significativamente maiores, com um ROI médio de $10,3. Além do valor comercial aprimorado, os líderes também estão em um caminho acelerado para construir e implementar novas soluções — 29% dos líderes implementam IA em menos de 3 meses, contra 6% das empresas na categoria retardatária. 

Visão geral do cliente: 

A Södra é um grupo internacional da indústria florestal que processa produtos florestais de 52 mil proprietários em produtos renováveis e climaticamente inteligentes para o mercado internacional. Todos os dias, a Södra coleta e interpreta dados de impacto climático para tomar milhares de decisões para cada parte da cadeia de valor. 

“Com a tecnologia inovadora de IA da Microsoft, nossos especialistas em negócios e cientistas de dados conseguiram nos ajudar a nos tornar mais sustentáveis e, ao mesmo tempo, melhorar significativamente a receita.” 

— Cristian Brolin, diretor digital da Södra 

#5 Olhando para o futuro: A qualificação continua sendo um dos principais desafios. Trinta por cento dos entrevistados indicaram uma falta de habilidades especializadas em IA internamente, e 26 por cento dizem que não têm funcionários com as habilidades necessárias para aprender e trabalhar com IA. Isso se encaixa com as descobertas do Relatório Anual do Índice de Tendências de Trabalho de 2024 da Microsoft e do LinkedIn , que descobriu que 55 por cento dos líderes empresariais estão preocupados em ter talentos qualificados o suficiente para preencher funções. 

É por isso que, no ano passado, ajudamos a treinar e certificar mais de 23 milhões de pessoas em mais de 200 países em habilidades digitais. E estamos comprometidos em trabalhar em parceria com governos, instituições educacionais, indústria e sociedade civil para ajudar milhões a aprender a usar a IA. 

Visão geral do cliente: 

A Universidade do Sul da Flórida (USF) está fazendo parceria com a Microsoft para otimizar processos e aprimorar a inovação em todos os aspectos das operações da universidade com IA. 

“Estamos dando aos alunos uma vantagem para fazer coisas incríveis com IA como parte da força de trabalho do amanhã. Nosso foco em IA generativa não apenas impulsiona a eficiência operacional, mas também capacita nossa comunidade a desbloquear novos níveis de criatividade e impacto, posicionando ainda mais a USF como líder na adoção de IA, o que inclui estar entre as primeiras universidades do país a formar uma faculdade dedicada à IA, segurança cibernética e computação.” 

— Sidney Fernandes, CIO e VP de Experiências Digitais na University of South Florida 

O crescente impacto econômico da IA 

Embora as empresas hoje estejam implementando soluções de IA generativa prontas para uso e obtendo um ROI significativo, mais da metade dos entrevistados espera criar aplicativos personalizados para o setor e para a linha de negócios nos próximos 24 meses — demonstrando que o ROI de hoje está rapidamente se tornando a vantagem competitiva de amanhã. 

“Estamos em um ponto de inflexão do desenvolvimento de agentes autônomos e estamos começando uma evolução do uso de assistentes e copilotos prontos para uso que dão suporte à descoberta de conhecimento e geração de conteúdo para agentes de IA personalizados para executar fluxos de trabalho complexos e de várias etapas em um mundo digital”, diz Ritu Jyoti, GVP/GM, IA e Pesquisa de Dados na IDC. “Com o uso responsável da tecnologia e a transformação do local de trabalho, a IDC prevê que os gastos empresariais para adotar IA terão um impacto econômico global cumulativo de US$ 19,9 trilhões até 2030 e impulsionarão 3,5% do PIB global em 2030.” 

As principais conclusões do estudo The Business Opportunity of AI do IDC incluem: 

  • O uso de IA generativa saltou de 55% em 2023 para 75% em 2024. 
  • Para cada US$ 1 que uma empresa investe em IA generativa, o ROI é de US$ 3,7x. 
  • Os principais líderes que usam IA generativa estão obtendo um ROI de US$ 10,3. 
  • Em média, as implantações de IA levam menos de 8 meses e as organizações estão percebendo valor em 13 meses. 
  • Em 24 meses, a maioria das organizações planeja expandir além das soluções de IA pré-criadas para cargas de trabalho de IA avançadas que são personalizadas ou desenvolvidas sob medida. 
  • O ROI da IA generativa é mais alto em Serviços Financeiros, seguido por Mídia e Telecomunicações, Mobilidade, Varejo e Bens de Consumo Embalados, Energia, Manufatura, Saúde e Educação. 
  • 43% dizem que os casos de uso de produtividade proporcionaram o maior ROI. 
  • A principal maneira pela qual as organizações estão monetizando a IA hoje é por meio de casos de uso de produtividade. Nos próximos 24 meses, um foco maior será colocado em casos de uso funcionais e industriais. 
  • A maior barreira na implementação de IA é a falta de habilidades técnicas e cotidianas de IA. 

Aprenda como impulsionar sua jornada de IA 

O estudo da IDC, que incluiu mais de 4 mil líderes empresariais e tomadores de decisão de IA ao redor do mundo, também identifica as principais barreiras que as organizações enfrentam ao implementar IA. À medida que as empresas integram novas soluções, elas navegam por considerações importantes, como privacidade de dados, uso responsável e a necessidade de investimento em tecnologia e habilidades. 

Não importa onde você esteja em sua jornada de transformação de nuvem e IA, a Microsoft pode ajudar. Para saber mais sobre como os clientes em todos os setores estão moldando sua transformação de IA com a Microsoft, visite a página IA em Ação da Microsoft . Para saber mais sobre como começar sua jornada de transformação de IA, visite a Microsoft AI . 

IDC InfoBrief: patrocinado pela Microsoft, 2024 Business Opportunity of AI, IDC# US52699124, novembro de 2024 

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