O Brasil subiu da décima segunda para a oitava posição no ranking do Global Services Location Index divulgado pela A.T. Kearney. O estudo aponta os melhores locais para contratação de serviços de tecnologia da informação. E Curitiba foi apontada como um dos principais destaques dentro do mercado brasileiro.
De acordo com o estudo da consultoria, a cadeia de valor para os serviços de negócios de back-office evoluiu dramaticamente ao longo das últimas duas décadas . Avanços contínuos nas tecnologias de comunicações e infraestrutura estão permitindo às empresas obter acesso a reservas de talento em locais ao redor do mundo que antes eram inacessíveis. Da mesma forma , o offshoring foi revolucionário para muitos países, dando-lhes um trampolim para a economia global enquanto a distância deixa de ser muito importante.
O ímpeto por trás dessa tendência tem sido a arbitragem de custos . Ao olharmos para trás , podemos ver três ondas de arbitragem que , apesar de terem surgido na seqüência , hoje estão todos agindo em conjunto:
– o offshoring , que consiste em localizar recursos em países de baixo custo , utilizando centros de propriedade e operado pelo offshorer;
– a terceirização , em que as operações de back-office são realizadas por terceiros especializados sob condições contratuais acordadas , o que torna a geografia relativamente indiferente à empresa contratar os serviços;
– a automação, uma onda que ainda está crescendo , em que os robôs são programados para executar tarefas de rotina muito menos dispendiosa do que trabalho de baixo custo.
Este documento inclui uma visão geral dos resultados de 2014 da AT Kearney Global Services Location Index ™ ( GSLI ), que busca trazer rigor para as decisões das empresas sobre onde localizar operações offshore . Ele também discute a segunda e terceira ondas de arbitragem , terceirização e automação examinando suas características definidoras , as novas tendências e implicações para executivos e líderes políticos.
Veja o ranking geral em http://www.atkearney.com/research-studies/global-services-location-index