ABFintechs realiza evento gratuito para discutir as pautas mais recentes do agronegócio e atuação das agfintechs

Com data marcada para o dia 01 de dezembro, às 17h, o webinar irá discorrer com maior profundidade a estrutura do mercado agrícola e às estratégias de conexão com o campo

De acordo com o Centro de Estudos de Economia Aplicada (Cepea), o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio subiu 9,81% no primeiro semestre do ano. Em constante ascensão, a expectativa é que esse mercado atinja um faturamento de cerca de R $1 trilhão ainda este ano, o maior da história, segundo o Ministério da Agricultura. Neste cenário, são discutidos temas como a estrutura atual do mercado agrícola, alta concentração bancária, estratégias de acesso e conexão com o campo, enfoque escolhido pela Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) para o Meetup| Crédito Rural na Visão dos Bancos. O webinar acontece no dia 01 de dezembro, quarta-feira, às 17h.

Segundo Mauricio Quintella, Líder da Vertical de AgFintech da ABFintechs e Diretor de Operações da Traive Finance, “a agricultura é um setor super intensivo em capital e ainda existe muita dificuldade em avaliar riscos e distribuir recursos pelos agentes do mercado de capitais e financeiro”, pontua o executivo. 

Não à toa, um dos temas que envolvem os debates do Grupo de Trabalho da ABFintechs de AgFintechs traz a possibilidade da participação das Fintechs na distribuição dos recursos obrigatórios das instituições financeiras. Tema que fará parte da grade do evento na próxima semana.

“A tendência é que o volume de DIR – mecanismo que as instituições financeiras fazem repasse entre si, pois não conseguem cumprir a exigibilidade do crédito rural – aumente em relação aos R$ 23 bilhões da safra de 2020 e 2021 . Neste sentido, é preciso criar mecanismos mais eficientes na distribuição dos recursos para gerar mais opção ao produtor rural”, completa Quintella.    

Para Mariana Bonora, diretora executiva da ABFintechs e CEO da Bart Digital, no agronegócio, além de buscar boas taxas, é importante que o acesso seja rápido, pois o produtor tem uma janela para comprar insumos e aplicar. “Temos capacidade de criar novos modelos de distribuição, dar escala a novos formatos, mais rápidos que as instituições financeiras, e desburocratizar”, pondera.

Para discorrer sobre o assunto, participam da  programação nomes como Diogo Trofelli (Gerente Executivo de agronegócio no Banco Inter), Mauricio Quintella (Líder da Vertical de AgFintech da ABFintechs e Diretor de Operações na Traive Finance), Paulo Bertolane (Consultor Independente com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro e agronegócio) e Rogério Stallone (Diretor Responsável pelo crédito corporativo e corresponsável no BTG Pactual).

Para participar do evento de forma gratuita, basta acessar o site da Sympla e realizar a inscrição neste link.

Meetup ABFintechs | Crédito Rural na Visão dos Bancos

Data: 01/12

Hora: 17h

Custo: gratuito

Link para inscrições: https://www.sympla.com.br/meetup-abfintechs–credito-rural-na–visao-dos-bancos__1427141 

Programação completa

17h às 17h45 – Painel | O papel das AgFintechs no crédito agrícola na visão dos bancos 

Com Diogo Trofelli (Gerente Executivo de agronegócio no Banco Inter), Mauricio Quintella (Líder da Vertical de AgFintech da ABFintechs e Diretor de Operações na Traive Finance), Paulo Bertolane (Consultor Independente com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro e agronegócio) e Rogério Stallone (Diretor Responsável pelo crédito corporativo e corresponsável no BTG Pactual)

17h45 às 18h – Perguntas e respostas

Compartilhar