FAE Centro Universitário realiza no dia 22 de março o Data Science Day, uma oportunidade para estudantes e profissionais conhecerem um pouco mais as empresas que atuam na área, fortalecer o setor, além de oportunizar networking. Plataformas de vagas de emprego apontam que a busca pela carreira aumentou até 4000% em 2023
O cientista de dados aparece em primeiro lugar na lista de carreiras mais promissoras para os próximos anos, segundo o relatório Future of Jobs do World Economic Forum. Com o intuito de explorar as diversas vertentes dessa carreira e fortalecer cada vez mais a área por meio da conexão com empresas do setor, o curso de Ciência de Dados para Negócios da FAE Centro Universitário realiza no dia 22 de março, das 9h às 12h, evento gratuito e aberto ao público, o Data Science Day. O encontro ocorre na FAE Business School, em Curitiba (PR).
Estudantes e profissionais da área poderão conhecer um pouco mais sobre empresas do setor e discutir a respeito das aplicações da ciência de dados em negócios por meio de palestras e networking. Haverá apresentações dinâmicas de cases de sucesso, com explanação da resolução de problemas dentro das empresas. “O Data Science Day é uma excelente oportunidade para estudantes e profissionais da área se conectarem com o mercado, entenderem as demandas reais das empresas e se aprofundarem nas diversas aplicações da ciência de dados nos negócios. Além disso, o evento permite que os participantes ampliem sua rede de contatos e conheçam as tendências dessa profissão”, ressalta a professora Naiara Johnsson, coordenadora do curso de Ciência de Dados para Negócios da FAE Centro Universitário.
O cientista de dados é o profissional que analisa e interpreta informações de bases de dados. Por meio dessa análise, ele traz insights e soluções para as empresas. Utilizando estatística, machine learning e inteligência artificial, ele transforma dados em vantagem competitiva. A FAE Centro Universitário disponibiliza a graduação em Ciência de Dados para Negócios. No curso, os alunos desenvolvem habilidades de programação e utilizam ferramentas analíticas aplicadas à ciência de dados. Além do conhecimento técnico, a formação também amplia a visão estratégica de negócios e aprimora as soft skills mais valorizadas pelo mercado. Segundo a coordenadora, a área é uma das que mais cresce no mundo, impulsionada pela necessidade crescente das empresas de transformar grandes volumes de dados em decisões estratégicas. “O profissional que domina essa habilidade é valorizado e possui uma demanda constante no mercado. O curso de Ciência de Dados para Negócios da FAE prepara os alunos para essa realidade, combinando as três grandes áreas: tecnologia, estatística e negócios”, completa.
Além disso, a faculdade fornece conhecimentos sobre diversas plataformas tecnológicas e linguagens de programação, como Google, Microsoft, Python, R, Banco de dados SQL e NoSQL, outras soluções em cloud e frameworks para big data e machine learning.
Um dado que mostra o crescimento da carreira é o do site de vagas Indeed: segundo o site, a busca pela profissão aumentou cerca de 4000% no ano de 2023. O Fórum Econômico Mundial estima que em 2025 serão gerados 463 exabytes de dados por dia em todo o mundo. Exabyte se refere ao grande número de dados gerados hoje, superando os megabytes, gigabytes e terabytes.
Data Science Day
Quando: 22 de março
Horário: das 9h às 12h
Onde: FAE Business School – Auditório
Endereço: Av. Visconde de Guarapuava, 3263, Centro. Curitiba (PR)
Investimento: evento gratuito e aberto ao público
Mais informações e inscrições:
https://fae.edu/noticias-e-eventos/evento/208340619/3-data-science-day.htm
- Paraná abre 39,1 mil novos empregos formais em fevereiro
- Com participação da AWS, evento em Curitiba debate a inovação no setor contábil
- Microsoft está com inscrições abertas para a segunda edição do GitHub4Women
- Arena b/luz leva inovação e tecnologia para a ExpoLondrina 2025
- Start Growth anuncia nova rodada de investimentos de R$ 15 milhões para startups