Plataforma de IA Generativa da TIVIT, Athena, processa 1.770 documentos e integra Google Chat, Jira e XCally, impactando mais de 6 mil colaboradores com elevado nível de satisfação
A TIVIT, multinacional brasileira que conecta tecnologia para um mundo melhor, anuncia o desenvolvimento de um assistente virtual de RH para uma das maiores empresas de serviços do país. A solução, baseada em IA Generativa, proporcionou uma redução expressiva de 77% na necessidade de intervenção humana no atendimento aos colaboradores, entregando agilidade e eficiência, com benefício na satisfação do colaborador.
O projeto utilizou a avançada plataforma de IA da TIVIT, a Athena, integrada ao Azure OpenAI e executada na nuvem Azure da Microsoft. Segundo Erik Nakandakare, diretor de Transformação Digital da TIVIT, a escolha da plataforma Azure se deu pelos mecanismos avançados de Machine Learning e pela flexibilidade que a solução oferece. “A Athena foi projetada para substituir a assistente que estava em operação na empresa, o desenvolvimento total foi concluído em apenas três meses”, afirma Nakandakare.
Por utilizar bases de dados internas e de fontes autorizadas pela empresa, a Athena se destaca por ser uma ferramenta segura, com respostas assertivas e confiáveis. A solução, nesse caso, se apresenta em duas versões: uma voltada para a produtividade interna, auxiliando os colaboradores, e outra para otimizar a experiência do cliente em ambientes virtuais corporativos.
A Athena se diferencia por sua capacidade de operar com grandes bases de dados internas ou fontes autorizadas, garantindo alta segurança e respostas precisas, tanto para melhorar a produtividade interna quanto para otimizar a experiência do cliente em ambientes corporativos. Durante o primeiro mês de uso, a IA processou 1.770 documentos e gerenciou 13.162 interações dos mais de 6 mil colaboradores da empresa, promovendo uma operação robusta e eficiente. “A plataforma foi construída para receber e processar um volume crescente de transações com a mesma qualidade de resposta”, afirma Nakandakare.
A solução inclui integrações com ferramentas essenciais como Google Chat, Jira para a abertura de chamados e XCally para transbordo humano, garantindo um fluxo de atendimento contínuo e ágil.
A implementação seguiu etapas claras e bem estruturadas, como o desenho do melhor formato de processamento e atendimento a demanda, configuração do ambiente, cadastro de usuários e grupos, personalização visual com o logo e nome do cliente, integração com outros sistemas, e disponibilização da plataforma em português, inglês e espanhol. A TIVIT também está trabalhando em novas funcionalidades, como a inclusão de uma interface de voz, que ampliará a acessibilidade da solução, especialmente para pessoas com deficiência visual, tornando o assistente ainda mais inclusivo.
“A implementação da Athena não apenas trouxe inovação tecnológica, mas aumentou significativamente a eficiência operacional e a satisfação dos colaboradores. Criamos uma experiência mais fluida e personalizada, demonstrando o potencial da IA generativa para transformar o ambiente corporativo”, conclui Nakandakare.
Com este case de sucesso, a TIVIT reforça sua posição como líder em soluções tecnológicas de IA generativa e cloud, fornecendo plataformas que agregam valor e geram impacto direto nos negócios de seus clientes.
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