A Syngenta, líder global no desenvolvimento de tecnologias e soluções para a proteção de cultivos, estima alcançar US$1 bilhão em comercializações de barter durante a safra 2024/25. O principal foco da campanha, intitulada Barter em Campo 2024, está concentrado nas operações para agricultores de soja, milho, algodão e café. Em 2023, a companhia alcançou aproximadamente US$850 milhões em negociações para esse tipo de comercialização.
A principal novidade para esse ano é o lançamento da modalidade Barter +, ferramenta que oferece proteção do preço mínimo da commodity e permite que uma valorização futura do preço se transforme em créditos para os agricultores. Além disso, a empresa segue com as modalidades tradicionais de troca, na qual o produtor recebe os insumos necessários para o manejo da lavoura, podendo adquiri-los por meio da entrega de parte da produção agrícola, colhida ainda na safra 2023/24 ou na seguinte.
“O movimento Barter em Campo 2024 reforça o nosso posicionamento de estar ao lado dos produtores não apenas enquanto líder global no desenvolvimento de tecnologias agrícolas, mas também oferecendo soluções financeiras que proporcionem vantagens e segurança na operação e no travamento dos custos para o processo produtivo para grandes, médios e pequenos agricultores. Pretendemos rodar o Brasil promovendo essa oferta, como forma de apoiar o agricultor não apenas com as nossas inovações em produtos, mas com nossas soluções completas que envolvem serviços financeiros diferenciados, a exemplo do Barter +”, destaca Henrique Franco, Diretor de Cultivos e Campanhas da Syngenta Proteção de Cultivos.
A campanha visa beneficiar os produtores, haja vista que a compra de insumos para a segunda safra deste ano está atrasada e, portanto, ainda não é possível prever, com exatidão, qual será a rentabilidade ao final da safra 2023/24. “Existe um espaço muito grande para as exportações brasileiras. Nossa relação com a China não só suporta nossa operação de barter, como também favorece os produtores brasileiros”, ressalta Franco.
Só no ano passado, por meio desta ferramenta de troca, a Syngenta exportou 1,1 milhão de toneladas de soja, 500 mil sacas de café, 120 mil toneladas de milho e 60 mil toneladas de algodão. Grande parte deste montante teve como destino o mercado chinês, que atualmente é o maior comprador de commodities agrícolas do Brasil.
Outro ponto que diferencia o Barter da Syngenta é a Nutrade, trading que faz parte da plataforma de negócios da Syngenta Proteção de Cultivos, responsável por todo o sistema operacional e a redução de riscos para as operações, que oferece soluções inovadoras e exclusivas para cada cliente.