Startup do Paraná que leva educação financeira para jovens de periferias brasileiras recebe aporte de 300 mil reais no Shark Tank Brasil

Startup vendeu 30% da operação para os empresários Sérgio Zimerman, fundador e CEO da Petz, e Monique Evelle, fundadora da Inventivos

O Shark Tank Brasil, reality pioneiro de empreendedorismo, está em sua 9ª temporada oferecendo uma plataforma para que empreendedores possam expor suas ideias inovadoras a um grupo de investidores de destaque, os “tubarões”. Nesta temporada, a Investeendo, startup paranaense voltada para a educação financeira e empreendedora de jovens periféricos, apresentou seu pitch e garantiu um aporte de 300 mil reais, cedendo 30% de sua participação societária para expandir sua missão de transformação social. O programa, uma coprodução entre a produtora Floresta e a Sony Pictures Television, foi ao ar pela Sony Channel e está disponível no YouTube

Na apresentação para os “tubarões”, a Investeendo destacou seu sistema de ensino gamificado, que inclui totens interativos e tabuleiros simulativos que ajudam os jovens a praticar, no dia a dia da escola, a relação com o dinheiro por meio de uma moeda virtual. Eles conquistam essas moedas ao realizar tarefas e missões estabelecidas pelos professores, aprendem sobre investimentos e podem aplicá-las para aumentar sua “renda”. Além disso, fazem transferências e adquirem direitos e produtos na “lojinha” disponível no próprio app. 

 “Os sharks fazem comentários bem duros, mas o tempo de estudo que tivemos, antes do programa, foi muito bom, porque estávamos preparados para todas as perguntas”, comenta Sam Adam Hoffmann, cofundador e CEO da Investeendo. A resposta dos investidores foi muito positiva, com quatro dos cinco “tubarões” interessados em apoiar a iniciativa. A Investeendo optou por fechar uma parceria com Sérgio Zimerman, fundador e CEO da Petz, e Monique Evelle, empreendedora e fundadora da Inventivos, que dobraram o valor inicialmente solicitado pela startup. 

“Eu acompanho o Shark Tank desde a primeira temporada e, antes mesmo de me tornar empreendedor, assistia religiosamente todos os episódios, sonhando com o dia em que teria minha própria empresa e estaria lá diante dos sharks. O processo de gravação mostrou que é um reality de verdade, o que vemos na TV é exatamente o que aconteceu. Não temos nenhum contato com os sharks até o momento do pitch, e eles não recebem nenhuma informação prévia sobre nós. É ali, naquele tempo limitado, que precisamos nos apresentar e convencê-los da nossa proposta”, complementa Sam. 

A participação no Shark Tank Brasil irá trazer visibilidade e validar o potencial de impacto da Investeendo, não apenas nas escolas, mas também junto a ambientes corporativos, já que a startup também oferece soluções personalizadas para empresas, alinhando-se aos princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança).  

Como surgiu a startup

Fundada por Sam Adam Hoffmann, Vanessa Cristiane Motta e Mariana Motta de Matos, a Investeendo surgiu a partir de um encontro improvável entre três profissionais com uma paixão comum pela educação. Sam, professor da rede pública no Paraná, enfrentava dificuldades para engajar seus alunos nas aulas de Biologia e encontrou nos jogos e na gamificação uma solução, enquanto Vanessa e Mariana, ambas bancárias, ofereciam palestras gratuitas sobre educação financeira para jovens e adultos, devido à grande dificuldade que as pessoas têm em se relacionar com o dinheiro. 

Após a pandemia, Sam quis lançar um projeto de gamificação na área financeira, mas lhe faltava conhecimento específico. A oportunidade para a união surgiu quando Vanessa e Mariana foram convidadas a participar de lives da Secretaria de Educação para ensinar professores sobre o tema, e Sam, inspirado, enviou uma mensagem no Instagram de  Mariana propondo a ideia. Pouco tempo depois, eles se reuniram e decidiram criar a Investeendo, desenvolvendo uma metodologia inclusiva de aprendizado baseada em jogos analógicos. Essa metodologia já foi implementada em mais de 40 instituições de ensino, impactando mais de 6 mil jovens em três estados brasileiros.

Recentemente, a Investeendo foi também reconhecida no Prêmio Legado, iniciativa do Instituto Legado de Empreendedorismo Social que premiou a startup após um programa de aceleração, o Projeto Legado, com mais de 140 horas de capacitação e mentorias, voltado para organizações sociais e ambientais de todo o país. Além do reconhecimento, a Investeendo recebeu um aporte financeiro de R$ 10 mil, que será utilizado para impulsionar ainda mais sua missão de transformar o futuro dos jovens por meio da educação financeira. Mais informações em www.investeendo.com.

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