Segundo trimestre começa otimista para indústria

Compartilhar

Em abril, o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, elaborado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, registrou alta de 2,3% na série dessazonalizada em relação a março, indicando leve aceleração no início do novo trimestre. Na comparação com abril de 2025, houve avanço de 3,7%.

De acordo com Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, “o novo trimestre se inicia com um sinal positivo no Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, uma indicação de avanço na comparação com março, sugerindo que a indústria sustentou a intenção de renovação de portfólio”. “Além disso, na comparação com abril de 2025, o índice registrou um leve crescimento na intenção de lançamentos, o que reforça a ideia de que as empresas seguem calibrando seus portfólios com disciplina, e sem perder a dinâmica de inovação”.

O indicador mostra a intenção da indústria nacional em lançar produtos. No entanto, observa-se que no acumulado dos últimos 12 meses, o índice apresentou queda de 16,8% e, no acumulado do ano, o recuo foi de 9,2%.

Entenda o índice 

Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.

  • ORIGINAL – dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.
  • DESSAZONALIZADO – série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas).
  • O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial será divulgado:
  • Todo 1º dia útil do mês
  • Primeiro indicador antecedente de Indústria a ser divulgado
  • Poder explicativo adicional – não direto – com significância estatística
  • Relacionado com Inovação – portfólio de produtos das empresas
  • Setores relacionados com CNAE – Divisão 10 a 33
  • Número Índice (Base: média de 2012 = 100)