SAP lança Desafio Net Zero e solução SAP Green Ledger no Brasil

Em um marco significativo de sua trajetória, a SAP comemora 30 anos de atuação no Brasil com o lançamento de iniciativas que reafirmam seu compromisso com a sustentabilidade e a transformação digital: Desafio Net Zero e a solução SAP Green Ledger. Como destaque, a companhia também apresentou a estratégia RENOVA durante o Green Carpet Experience, evento exclusivo realizado em colaboração com o Pacto Global-Rede Brasil no último dia 28 de janeiro, na sede da SAP, em São Paulo. O momento é especialmente relevante, já que o Brasil se prepara para sediar a COP30, consolidando sua liderança no debate climático global.


A estratégia RENOVA simboliza a visão da SAP de que a sustentabilidade e a inovação tecnológica são alavancas fundamentais para aumentar a competitividade do Brasil no cenário global. Complementando essa visão, a SAP lança o Desafio Net Zero, uma iniciativa voltada para todo o ecossistema de clientes e parceiros, com o objetivo de impulsionar o Movimento Ambição NetZero, liderado pela rede brasileira do Pacto Global. O projeto busca implementar ações concretas para reduzir emissões de gases de efeito estufa, promovendo um impacto positivo na sociedade brasileira, além de contribuir significativamente para a preservação do meio ambiente global.


O Desafio Net Zero da SAP combina expertise e conhecimento para apoiar as empresas em suas jornadas de sustentabilidade, oferecendo soluções inovadoras que alavancam os dados SAP por meio de tecnologias avançadas, como o Green Ledger e a Inteligência Artificial. Essas ferramentas habilitam as organizações a atingirem metas baseadas na ciência para reduzir emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para o objetivo coletivo do Pacto Global de reduzir 2 gigatoneladas de CO₂e em emissões acumuladas até 2030.


O SAP Green Ledger é a solução de contabilidade de carbono da multinacional alemã, que passa a ser oferecida no país, proporcionando às empresas maior transparência e ferramentas para evitar o greenwashing, enquanto alinham desempenho ambiental a resultados financeiros. Desenvolvida com parceiros como Accenture, Deloitte, EY e PwC, a solução já demonstrou seu impacto em clientes como a Covestro.


O Desafio Net Zero conta com a participação de membros fundadores de destaque, como a Ambipar, líder global em soluções ambientais, a Agrotools, maior ecossistema de soluções digitais para o agronegócio, e a FGV Projetos, referência em assessoria técnica especializada voltada para o desenvolvimento socioeconômico nacional. Além disso, a SAP abrirá a oportunidade para que clientes que estão adotando suas novas tecnologias na nuvem participem do Desafio Net Zero. Com uma ampla base já usufruindo dessas inovações, a SAP reforça seu poder de influência para mobilizar empresas a avançarem em suas metas sustentáveis e gerarem impacto positivo em larga escala.


“Completamos 30 anos no Brasil, uma trajetória marcada por inovação, relevância e contribuições claras aos objetivos nacionais de desenvolvimento sustentável. É com orgulho que lançamos a estratégia RENOVA, reafirmando nosso compromisso em acelerar a competitividade do país e posicioná-lo como líder global em ações climáticas,” afirma Pedro Pereira, CSO e líder de Sustentabilidade da SAP América Latina e Caribe.


Durante a COP30, os membros do Desafio Net Zero da SAP apresentarão casos de sucesso que demonstram o impacto das tecnologias SAP na redução de emissões. O evento promoverá o compartilhamento de boas práticas entre empresas, fortalecendo alianças estratégicas e inspirando ações climáticas no Brasil, na América Latina e no cenário global.


“Faltam apenas cinco anos para 2030 e os esforços da última década foram insuficientes! Estamos em uma corrida contra o tempo e é preciso acelerar para alcançarmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Uma iniciativa como esta da SAP é crucial porque não só age dentro da própria empresa, mas dá as mãos aos parceiros, fornecedores e a outros players do setor. Só assim, juntos, conseguiremos alcançar a meta proposta pelo Movimento Ambição NetZero”, comenta Mônica Gregori, COO e diretora de Impacto do Pacto Global-Rede Brasil.


“A Ambipar é parceira da SAP no desenvolvimento de tecnologias que apoiam outras empresas no processo de descarbonização por meio do Net Zero as a Service, sistema integrado que simplifica e melhora o desempenho ambiental dos negócios. São inovações como essa que vão permitir um enfrentamento robusto aos desastres climáticos que estamos enfrentando globalmente”, afirma o vice-presidente de sustentabilidade da Ambipar, Rafael Tello.


“Somente com integração de tecnologia e inteligência de dados é possível traçar estratégias eficazes contra o desmatamento. Nosso histórico com rastreamento é de longa data e, atualmente, realizamos mais de 300 mil análises socioambientais por dia. Levar todo esse histórico de milhões de análises processadas anualmente, junto à credibilidade da SAP no mercado, irá com certeza contribuir nesta importante agenda no enfrentamento das mudanças climáticas”, comenta Sergio Rocha, CEO da Agrotools”.


“O alcance das metas ambiciosas de redução de emissões globais até 2030 só será possível por meio do alinhamento sistêmico de esforços e mobilização de recursos de naturezas complementares, embarcando as esferas pública e privada de cada país. Por estarmos apoiando diretamente o Governo do Estado do Pará no planejamento e coordenação da COP30, nós da FGV Projetos estamos muito entusiasmados em fazer parte desta coalizão e não mediremos esforços para contribuir ao alcance do Desafio NetZero”, afirma Aldo Labaki, Gerente Executivo da FGV Projetos.

Compartilhar