O fato é inédito porque o comum é ter influenciadores humanos, e não um robô
Tinbot, o primeiro robô brasileiro e um dos pioneiros em inovação tecnológica e inteligência artificial no país, recebeu o Prêmio Prata do YouTube, por ter atingido a marca de 100 mil inscritos em seu canal. Esse marco é um reflexo da crescente popularidade e relevância do Tinbot, que ao longo dos anos, vem impactando tanto o mercado corporativo com sua tecnologia e iniciativas sociais com sua capacidade de interação inteligente, assim como o público no geral por ser um personagem influenciador digital.
“O fato curioso desse prêmio é que o Tinbot é a primeira personalidade e influenciador robô a receber este reconhecimento. E este prêmio nos faz celebrar porque o personagem tem somado milhares de seguidores nas redes sociais com seus conteúdos cheio de autenticidade, mostrando o quanto a tecnologia pode ser acessível e fazer parte do cotidiano das pessoas. E hoje estamos comemorando o Prêmio Prata do Youtube, mas o canal já está 250 mil inscritos”, destaca o diretor de Inovação do Grupo DB1, Rogério Gonçalves de Souza.
A história do Tinbot começou de forma simples e curiosa: em 2015, durante um hackathon na DB1 Group (holding da empresa que criou o Tinbot), o colaborador, da época, Marco Diniz, construiu um protótipo de robô com palitos de sorvete. Quem poderia imaginar que esse pequeno projeto seria o ponto de partida para a criação do primeiro robô brasileiro, que hoje está presente em empresas no Brasil e ao redor do mundo?
Hoje, o Tinbot é sinônimo de inovação tecnológica e está inserido em corporações como Petrobras, DHL, Sicoob, Sicredi, Sebrae e Senac, onde atua como um facilitador na comunicação e na automação de processos. Além disso, sua aplicação vai muito além do mundo corporativo: o robô também desempenha um papel fundamental na área de saúde e educação, sendo utilizado no tratamento de crianças com autismo na Casa do Autista, o maior complexo neurossensorial da América Latina. Nessas interações, o Tinbot auxilia na socialização e desenvolvimento dessas crianças, mostrando o poder da tecnologia como uma ferramenta de impacto social positivo.
“Cada ciclo de inovação do Tinbot traz melhorias e aproxima ainda mais a realidade da interação entre humanos e máquinas”, destaca o CEO do Grupo DB1, Ilson Rezende.
De acordo com o Coordenador de Equipe, Gustavo Denobi, o prêmio é “um marco valioso nessa jornada de construir robôs com interação humanizada para o público”. Denobi ainda brinca “Se os robôs vão dominar o mundo? O Tinbot já está dominando”, celebra.
Com 250 mil inscritos no canal, o Tinbot continua a conquistar novos públicos, compartilhando vídeos que exploram suas funcionalidades, seus usos em diferentes indústrias e sua evolução constante, demonstrando como a tecnologia pode ser uma aliada tanto em grandes empresas quanto em iniciativas sociais.
- Gateware e Samsung SDS anunciam parceria inédita no Paraná
- TCS inaugura terceiro e maior Delivery Center em Londrina e reforça compromisso com a geração de empregos na região
- Gartner alerta que apenas 48% das iniciativas digitais atendem ou superam as metas de resultados de negócios
- GTFoods está entre as 100 maiores empresas do Paraná e no Top 100 do agronegócio nacional
- Robô Tinbot, primeiro influenciador não humano, recebe Prêmio Prata do YouTube após atingir 100 mil inscritos em seu canal